fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hospital de São José recebe grupo de 80 gestantes para curso com equipe multiprofissional

Com ações educativas durante o pré-natal, as gestantes passam a compreender melhor o processo gestacional, esclarecendo dúvidas e diminuindo as dificuldades antes e após o parto – Foto: Charles de Moura/PMSJC.

O Hospital Municipal de São José dos Campos realiza nesta quinta-feira (18), das 8h às 12h, o quarto curso para gestantes de 2018. Trata-se de um atendimento especial para as futuras mães, com aulas no anfiteatro e visitas às dependências da maternidade. O curso desta quinta-feira terá 80 participantes, a maior adesão deste ano.

As mulheres que pretendem realizar o parto no HM podem participar do curso para gestantes e do projeto Acolher, que fazem parte das políticas do Hospital Amigo da Criança –, uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que reconhece o empenho em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Elas receberão informações sobre modificações corporais, sintomas comuns na gravidez, direitos trabalhistas da gestante, puérpera e do pai, alimentação saudável, trabalho de parto e puerpério, amamentação e cuidados com as mamas, atenção ao bebê, normas e rotinas do hospital.

Formada por enfermeiras, fisioterapeuta e nutricionista, a equipe multidisciplinar também esclarece questões levantadas pelas próprias gestantes.

Com ações educativas durante o pré-natal, o grupo de gestantes passa a compreender melhor o processo gestacional, esclarecendo dúvidas e diminuindo as dificuldades e medos deste período.

O próximo curso está programado para o próximo dia 13 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3901-3507, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Todas as gestantes com idade gestacional acima de 20 semanas podem participar.

Realizado bimestralmente, já teve a participação de mais de 200 pacientes. As aulas são das 8h às 12h30, no anfiteatro do Hospital Municipal.

Projeto Acolher
Outra iniciativa voltada às gestantes do Hospital Municipal é o Projeto Acolher, que é realizado toda segunda quarta-feira do mês, das 11h às 12h. A visita pode ser realizada em qualquer idade gestacional e a gestante pode ir acompanhada de um familiar.

Enfermeiras do Ambulatório da Mulher recepcionam as pacientes com os familiares e demonstram o caminho que será percorrido no dia da internação. Elas orientam sobre as normas e rotinas da unidade, apresentam os colaboradores que atuam no bloco materno infantil, explicam alguns procedimentos e o acesso aos serviços oferecidos pela instituição, como os testes do pezinho, da orelhinha, cartório para registro e agendam a primeira consulta do recém-nascido, além de responder dúvidas levantadas.

Entre os objetivos estão promover um ambiente acolhedor para a gestante e fortalecer o vínculo entre profissional e paciente, além de humanizar ainda mais a relação hospital-paciente. A visita também ajuda a diminuir a ansiedade das futuras mamães por meio do conhecimento da estrutura física da unidade e rotina da equipe.

Veja também




Botão Voltar ao topo