Educação SP oferece a professores formação para estimular criatividade, cooperação e empatia

Por: Share:

Educadores que atuam hoje na rede estadual paulista vão receber a partir deste mês de outubro formação nas chamadas “habilidades socioemocionais”. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (18) na cerimônia em homenagem ao Dia dos Professores, no Palácio dos Bandeirantes. A proposta é prepara-los para levar às salas de aula práticas pedagógicas que incentivem, entre outros pontos, a empatia, a cooperação e a criatividade, competências fundamentais no desenvolvimento de crianças e jovens no século 21.

O programa elaborado por um grupo de trabalho da Secretaria, composto pela equipe da EFAP (Escola de Formação Aperfeiçoamento dos Professores) e especialistas convidados, tem na matriz competências como: pensamento científico, crítico e criativo; autoconhecimento; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania. A formação começa a partir da próxima semana em 15 diretorias de ensino na capital e região metropolitana e será estendida para toda a rede estadual em 2019.

“É preciso repensar o modelo de escola para atender às exigências da sociedade contemporânea. Já ficou claro que o desenvolvimento intelectual não se resume apenas à aquisição de conhecimentos, mas também a um conjunto de habilidades fundamentais no dia a dia. A proposta é oferecer essas práticas a todos os nossos educadores”, explica o secretário da Educação, João Cury.

Por não se tratar de uma disciplina escolar, a ideia é traçar uma política de formação integral com a elaboração de percursos e estratégias de aprendizagem em sala de aula, articulando ao mesmo tempo as competências intelectuais e socioemocionais. O programa também será oferecido aos profissionais do Quadro de Apoio Escolar e do Quadro da Secretaria da Educação.

Homenagem aos professores
Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado na última segunda-feira (15), a Secretaria homenageou 29 educadores de diferentes regiões paulistas que se destacaram em práticas dentro e fora de sala da aula, entre eles Eveline Andrade Dias (do município de Elias Fausto) e Rosalina Maria Pereira Gonçalves (de Bauru) vencedores da etapa Sudeste do Prêmio Professores do Brasil 2018.