fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Duplas do naipe feminino largam com quatro vitórias para o Brasil em Las Vegas

Elize Maia (esq) e Maria Clara comemoram vitória em Las Vegas
(Foto: Divulgação/FIVB)

As duplas brasileiras do naipe feminino estrearam com ótimo retrospecto na etapa quatro estrelas de Las Vegas, válida pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018/2019. Nos cinco jogos realizados nesta quinta-feira (18.10), apenas uma derrota, justamente no confronto entre compatriotas. A fase de grupos será fechada nesta sexta-feira (19.10), com mais uma rodada. No mesmo dia também ocorrem repescagem e as oitavas de final.

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) estrearam com vitória e jogam a próxima partida valendo a liderança do grupo e vaga nas oitavas de final. Já Tainá e Victoria (SE/MS), superadas no primeiro jogo, precisam vencer por um lugar na repescagem, e assim seguirem na competição.

Josi e Lili conseguiram a vitória no grupo E ao superarem as polonesas Kociolek e Kolosinska por 2 sets a 0 (23/21, 22/20), em 41 minutos. A partida valendo o primeiro lugar do grupo será contra as norte-americanas Larsen /Stockman, que superaram dupla da Holanda no outro jogo. Lili avaliou a estreia, que contou com importante virada das brasileiras no primeiro set.

“Conseguimos ter um bom sistema defensivo e regularidade no ataque (side out). No primeiro set, estávamos perdendo, encontramos o ritmo e viramos. O segundo set foi muito disputado, até o fim, mas arriscamos mais no saque e conseguimos a vitória. O vento não está tão forte e o sol está gostoso, mas a areia está um pouco mais dura, isso altera o estilo de jogo, fica mais rápido, mas conseguimos nos adaptar”, destacou a capixaba Lili.

Quem também largou bem em Las Vegas foi a dupla campeã brasileira Maria Elisa/Carolina Solberg, que superou as compatriotas Tainá e Victoria por 2 sets a 0 (21/13, 21/15), em 33 minutos no grupo D. Nesta sexta-feira, valendo a primeira colocação, Maria e Carol enfrentam as finlandesas Niina Ahtiainen/Riikka Lehtonen, enquanto Tainá e Victoria jogam a permanência no torneio contra as chinesas Fan Wang/Chen Xue.

Embaladas por duas medalhas nas duas últimas etapas, com um ouro e uma prata, Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) confirmaram o bom momento. Elas venceram as alemãs Anna Behlen e Cinja Tillmann por 2 sets a 0 (21/16, 21/14), em 32 minutos, na chave H. As adversárias nesta sexta-feira serão as compatriotas Maria Clara/Elize Maia, que venceram as norte-americanas Claes/Sponcil por 2 sets a 0 (21/19, 21/18), em 35 minutos.

A competição em Las Vegas já conta pontos para a temporada 2018/2019 e é uma parceria da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com o P1440, circuito idealizado pela norte-americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica. Serão quatro eventos no total, mas apenas Las Vegas contará pontos para o tour internacional, atendendo ao formato de competição da FIVB.

A disputa em Las Vegas, que também terá shows musicais e atividades esportivas e culturais ao público, distribuirá mais de R$ 1 milhão aos atletas, com os campeões de cada gênero recebendo cerca de R$ 70 mil. Este também é o primeiro de cinco eventos confirmados nos Estados Unidos nesta temporada.

Las Vegas é a segunda etapa quatro estrelas da atual temporada. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. Nas etapas da temporada 18/19, que começaram em setembro, o Brasil já conquistou quatro medalhas.

Botão Voltar ao topo