fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Calouros aprovados conhecem as diretrizes programa Pró-Estudo em São José

A recepção oficial aos calouros aconteceu na manhã de sábado, no Teatro Municipal. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Estudantes aprovados no vestibular do Pró-Estudo participaram neste sábado (6), do evento de boas-vindas ao programa. A recepção oficial aos calouros aconteceu nesta manhã, no Teatro Municipal.

O encontro reuniu os universitários que, neste segundo semestre, ingressaram no programa lançado pela Prefeitura de São José dos Campos para oferecer bolsas de ensino superior a estudantes de baixa renda.

Diretrizes
Durante o evento, os alunos conheceram as diretrizes do Pró-Estudo e a metodologia de trabalho da instituição de ensino. Também assistiram duas palestras motivacionais: “Os desafios das Grandes Oportunidades” e “ Projeto Estudar para Obter Sucesso. ”

Suzana Prado, 33 anos, técnica de enfermagem, moradora da região sul, parabeinizou a Prefeitura pela iniciativa. “É uma excelente oportunidade para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Temos que aproveitar.”, disse.

Já para Taina Abe, 23 anos, vendedora, moradora na região sul, é muito importante a Prefeitura preparar esse recurso para a população. “A prefeitura deveria sempre ter esse programa para os necessitados.”, afirmou.

O perfil socioeconômico dos participantes é de jovens, com renda familiar de até R$ 2.800 e morador de bairros distantes da região central da cidade.

Programa
O Pró-Estudo vai oferecer até 2019, um total de 622 bolsas de ensino superior, 435 delas já neste segundo semestre.

As oportunidades serão oferecidas por instituições que se credenciaram para trocar dívidas que possuem com o município por bolsas em cursos da modalidade presencial.

Para este segundo semestre, foram abertas 435 vagas na Faculdade Bilac e na Etep Faculdades, unidades Esplanada e Jardim Satélite. Outras 187 oportunidades estão garantidas para o primeiro semestre de 2019.

Para poder participar do programa, os candidatos têm que morar em São José dos Campos há no mínimo um ano e terem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

O Pró-Estudo foi viabilizado pelo decreto 17.851, que regulamentou a lei complementar 601/2017, responsável por autorizar a Prefeitura a compensar créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, mediante a concessão de bolsas de estudos em cursos presenciais de graduação.

Cursos
Os aprovados já iniciaram as aulas nos seguintes cursos: Administração, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Ind. Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Fabricação Mecânica, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Controle de Obras, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Mecatrônica Industrial, Pedagogia, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Veja também




Botão Voltar ao topo