fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aula de ritmos une alegria, solidariedade e diversão em São José

Mulheres participam de aula de ritmos no Centro da Juventude: prevenção e alto astral no mesmo local. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Todos os ritmos ao mesmo tempo em oito espaços públicos diferentes, em São José os Campos. Trata-se do “Ritmos Rosa”, programação especial organizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde, na noite desta terça-feira (30), para encerrar com chave de ouro o Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Das 19h às 20h, foram oferecidas aulas abertas de música e dança em centros poliesportivos, parques e praças de várias regiões, abertas a toda a comunidade.

Os espaços públicos ficaram lotados. Oportunidade para se divertir, rever os conhecidos e fazer novas amizades.

O evento transcorreu em clima de alto astral, unindo alegria, solidariedade e diversão. Todos os inscritos receberam camisetas e bottons da campanha.

Solidariedade

Além de se divertirem e exercitarem, os munícipes que participaram do “Ritmos Rosa” demonstraram solidariedade ao doar latas de óleo de cozinha, que serão posteriormente distribuídos às entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
“Foi um evento bem legal este promovido pela Prefeitura. Além de ajudar as pessoas com nossas doações, ainda nos divertimos e nos conscientizamos sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama”, disse a dona de casa Marli Moreira, 50 anos, que reside no Jardim Colonial, na zona sul.

Moradora do mesmo bairro, a contadora Jaqueline Alves, 29 anos, ficou feliz em participar da aula de ritmos e ainda ajudar quem mais precisa.

“Neste mês de outubro, já fiz meus exames preventivos na unidade básica de saúde e hoje vim me divertir. A Prefeitura nos ajuda na prevenção, na orientação e também ao nos propiciar uma noite de lazer como esta”.

A dona de casa Célia Maria dos Santos Ferreira, 62 anos, que mora no Residencial União, também na zona sul, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “O Ritmos Rosa foi muito legal. Eventos como este e ações de conscientização e prevenção como o Outubro Rosa deveriam ser realizados com mais frequência”.

Dança e prevenção

O “Ritmos Rosa” foi realizado no Centro da Juventude (zona sul), no Parque Vicentina Aranha (centro), nos poliesportivos do Altos de Santana (norte), de Eugênio de Melo (leste), do Dom Pedro 1º (sul), do Jardim Cerejeiras (leste) e da Vila Tesouro (leste) e na praça Cônego Manzi, no distrito de São Francisco Xavier.

Em outra frente de atuação, durante todo o mês de outubro, as 40 UBS’s (unidades básicas de saúde) de São José vêm realizando campanhas de orientação e prevenção.

Além da distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e planejamento familiar, os profissionais das UBS’s têm incentivado ainda mais as mulheres a fazerem os exames preventivos ginecológicos e as mamografias.

A abordagem ocorre nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. Durante todo o mês, as UBS’s também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

De 2017 para cá, houve um aumento na oferta de coleta de exames ginecológicos preventivos e exames de mamografias na rede pública de saúde.

Nos primeiros 6 meses deste ano, foram ofertadas em média 2.822 mamografias, 6% a mais que o mesmo período do ano passado (2.656).

Já o exame preventivo de câncer de colo de útero registrou um aumento de oferta de 4% no mesmo período – 3.645 atendimentos por mês em 2017 e 3.794 em 2018.

Botão Voltar ao topo