fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ato de resgate histórico e religioso da Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos

Paróquia Exaltação da Santa Cruz fica em Ubatuba. (Foto: Divulgação)

A Paróquia Exaltação a Santa Cruz, em conjunto com a Pastoral Fé e Cultura e o Maracatu Itaomi convida para um ato de resgate histórico e religioso em memória da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e manifesto contra a intolerância religiosa, que será realizado na Praça da Paz, dia 27 de outubro, a partir das 15h.

Na oportunidade, a imagem de Nossa Senhora do Rosário será conduzida ao altar principal da igreja Matriz da Paróquia Exaltação da Santa Cruz por representantes de comunidades Quilombolas de Ubatuba.

A atual Praça Nossa Senhora da Paz, localizada na esquina da Avenida Iperoig, com Rua Dr. Esteves da Silva, onde se encontra a Estatua “Regina Pacis” (doada pelo Papa João XXIII em 1963 como parte das comemorações do 4º Centenário da Paz de Iperoig), que passa desapercebida aos moradores e turistas confundida como simples “ponto de ônibus”, guarda importante passagem da história de Ubatuba.

Onde hoje existe a singela praça, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi construída para que negros escravizados pudessem participar dos cultos religiosos da Igreja Católica, já que lhes era impedida a presença junto aos homens brancos na Igreja principal da cidade. No mesmo contexto, outras igrejas também foram construídas em cidades como São Paulo, Guarulhos, Ouro Preto, Tiradentes, Salvador, Recife, Paraty entre tantas outras. Todas estas igrejas guardam até hoje uma relação muito estreita com as comunidades negras, pela devoção à Nsa. Sra. do Rosário. E desde o século XVII vem sendo palco de festejos que sediam as mais ricas tradições culturais afro-brasileiras, as Coroações de Reis e Rainhas do Congo, as Congadas, Moçambiques e Maracatus.

No caso da pequena Igreja de Ubatuba, conta-se ter sido destruída por um raio. Há quem diga também que a igreja tenha sido propositalmente incendiada. Fato é que esta passagem pouco conhecida da história de Ubatuba, perde-se em meio as modificações urbanísticas da cidade, a falta de incentivo ao estudo e resgate da história do município e a outros interesses diversos.

Programação

15:00 – Início do cortejo na Praça da Matriz, com o Maracatu Itaomi acompanhando a imagem de Nossa Senhora do Rosário até a Praça da Paz;

15:30 – Palavra dos convidados:

* Frei Wilmar Villalba (Paróquia Exaltação a Santa Cruz);

* Pai Edison Soler (Babalorixa do Ilê Axé Baba Oxaguiã);

* Prof. Zizinho Vigneron (Historiador);

* Prof. Leandro Cruz (Historiador);

* Mario Gabriel do Prado (Comunidade Quilombola Caçandoca);

16:30 – Coroação da Rainha e Rei do Maracatu Itaomi;

17:00 – Encerramento na praça – Cortejo retornando a Igreja Matriz;

17:30 – Entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas mãos de representantes de comunidades Quilombolas da cidade.

Veja também




Botão Voltar ao topo