fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de escola estadual em São José fazem vídeos pelo celular sobre Cassiano Ricardo

1948 – Cassiano Ricardo (ao centro), quando foi eleito presidente do Clube da Poesia em 1948, inaugura o 1º Curso de Poética do país. (Foto: Portal CR/FCCR/PMSJC)

Mostrar um pouco da vida e da obra do poeta joseense Cassiano Ricardo por meio de vídeos feitos pelo celular. Este foi o desafio apresentado a 45 alunos do ensino médio da escola estadual Professor Nelson do Nascimento Monteiro, no Conjunto 31 de Março (região sul) que, com muita criatividade, produziram oito curtas de até cinco minutos.

O trabalho, que incluiu pesquisa e elaboração de roteiros, teve a orientação da escritora Sila Antunes, integrante da Academia Joseense de Letras.

O resultado dessa empreitada literária, com uso da tecnologia digital, será apresentado nesta sexta-feira (26), a partir das 13h30, no auditório do Museu Municipal (região central), na mostra (não competitiva) ‘Conheça Cassiano Ricardo – Vida e Obra’, que integra a programação da 52ª Semana Cassiano Ricardo, realizada pela Fundação Cultural. Confira aqui a programação completa.

A proposta de fazer os vídeos sobre Cassiano Ricardo coincidiu com o projeto ‘Acadêmicos na Escola’, desenvolvido pela EE Professor Nelson do Nascimento Monteiro, com objetivo de incentivar a leitura e a escrita entre os alunos. “A partir daí utilizamos o projeto ‘Curta seu Curta’, de minha autoria, para transformar os poemas de Cassiano Ricardo em curtas”, explicou Sila Antunes.

“O projeto audiovisual começou com uma pesquisa bibliográfica sobre trabalho, consumo e qualidade de vida”, informou a coordenadora da escola, Ana Laureano. Segundo ela, “os alunos estão ansiosos para mostrar os resultados de seus trabalhos, pois eles se dedicaram bastante e reconhecem que o esforço valeu à pena”, finalizou.

A Semana Cassiano Ricardo tem como destaque os 90 anos de lançamento do livro de poesias ‘Martim Cererê’, uma das mais importantes obras do poeta. A programação abriu um espaço maior, neste ano, para participação de estudantes das redes pública e privada, como forma de popularizar cada vez mais a história e a vida deste importante ícone na literatura joseense.

Museu Municipal de SJC

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587

Botão Voltar ao topo