fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Secretaria da Educação define data para aplicação de provas do Saresp

Avaliação mede o rendimento em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série do Médio. (Foto: Freeimages)

A Secretaria da Educação definiu para 27 e 28 de novembro as provas do Saresp 2018 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As datas foram escolhidas em conjunto com a rede. Neste ano participam mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Os exames são realizados em todas as escolas estaduais e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das unidades estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores.

O Saresp também é aberto às redes municipais, particulares, Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e SESI. Todas as escolas precisam ter, no mínimo, 18 (dezoito) alunos por ano/série. As instituições devem manifestar interesse prévio.

Edição 2017
Pelo quinto ano consecutivo o Ensino Médio da rede estadual avançou no Idesp. O ciclo alcançou na última medição 2,36, contra os 2,30 registrados em 2016. A pontuação é a mais alta desde 2008, quando a Secretaria adotou o indicador de qualidade da educação paulista. Já o ciclo II do Fundamental retomou o crescimento e superou a marca anterior. Em 2017, o ciclo atingiu 3,21 (uma diferença de 0,28 ponto em relação aos 2,93 de 2016). O ciclo I, por sua vez, teve queda: as notas foram de 5,40 para 5,33. Ainda assim, é o segundo melhor resultado da história.

Veja também




Botão Voltar ao topo