fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pista de trânsito educativa reúne alunos no Santuário Nacional

Dez triciclos serão utilizados para simulação no Pátio das Palmeiras. (Foto: Divulgação/ Santuário Nacional)

As atividades do “Mês do Trânsito Seguro”, promovidas pelo Santuário Nacional , tiveram início no começo de setembro com uma série de palestras nas escolas de Aparecida e chegam, agora, a um momento lúdico no processo formativo dos menores envolvidos na programação: percorrer uma pista de trânsito com 300 m² de área, devidamente sinalizada.

Entre os dias 12 e 14 deste mês, representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Educação, MRS Logísticas e equipe do Trânsito do Santuário Nacional visitaram os estabelecimentos de ensino para tratarem, na teoria, das boas práticas que os menores devem ter no trânsito, sobretudo como influenciadores de seus pais.

A partir desta terça, até a próxima quinta-feira (20), estes mesmos alunos têm a oportunidade de colocar o aprendizado em ação. Além do comportamento esperado como pedestres, enfatizado nas palestras, experimentarão a realidade de serem motoristas por um dia. Para tal, a Basílica adquiriu 10 triciclos para este exercício.

“Durante as atividades com os alunos, os agentes de trânsito, nossos parceiros das Polícias Militar e Rodoviária Federal, e da Guarda Municipal , nos auxiliam com a orientação aos alunos, como em uma via de verdade. A partir desta experiência os alunos colocam em prática o que já viram durante as palestras nas escolas”, enfatiza o gerente de Trânsito do Santuário, Júlio Oliveira.

A iniciativa de destinar um espaço dentro do Santuário Nacional para a educação no trânsito foi tão bem recebida pelos parceiros e pela sociedade, que o local passará a ser permanente no Santuário Nacional. A pista pode ser utilizada gratuitamente, a partir do mês de outubro, pelos projetos e escolas do Vale do Paraíba que se interessarem.

“A princípio ela será utilizada durante o mês de setembro, quando desenvolvemos o projeto Trânsito Seguro, com as crianças da Rede Municipal de Ensino de Aparecida . Posteriormente, ela fica disponível de forma gratuita para todas as escolas ou projetos que desejam promover uma ação educativa para seus alunos”, explica Júlio.

Programação – Durante todo o mês de setembro, os visitantes que passam pela Basílica recebem material educativo para adultos e crianças, chamando a atenção para o projeto de conscientização no trânsito. Além das atividades de formação com as crianças, na próxima sexta-feira (21) uma palestra para adultos, com a especialista de Trânsito, Salete Romero, abordará a Psicologia do Trânsito. A entrada é gratuita e o evento acontece no Auditório padre Noé Sotillo, no subsolo da Basílica.

No dia 25 de setembro a programação do “Mês do Trânsito Seguro” será encerrada com uma Blitz Educativa pelas ruas de Aparecida, quando os parceiros do evento abordarão motoristas para orientações.

Escolas – Interessados em utilizar a pista de trânsito do Santuário Nacional podem obter Informações e realizar agendamentos pelo telefone (12) 3104-1497 ou pelo e-mail [email protected]. O local estará disponível sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

Veja também




Botão Voltar ao topo