fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mateus Solano é o novo defensor da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente

O ator Mateus Solano é o mais novo defensor da campanha Mares Limpos, uma iniciativa da ONU Meio Ambiente. (Foto: Sérgio Baia)

O ator Mateus Solano é o mais novo Defensor da Mares Limpos, campanha de defesa dos oceanos da ONU Meio Ambiente. Mateus é ambientalista e criou o grupo Mudar para Preservar, que promove ações de limpeza de praia e conta com a participação de artistas e ativistas engajados na questão socioambiental. O anúncio acontecerá amanhã (28), durante a coletiva de imprensa chamada pela Família Schurmann para anunciar a Conexão Schurmann #Mares Limpos, durante as comemorações dos 30 anos da Regata Recife-Noronha (REFENO).

“Que grande honra ser Defensor Mares Limpos! Espero poder contribuir para a luta pelo respeito aos oceanos, berçário de toda a vida”, disse Mateus Solano sobre o convite realizado pela ONU Meio Ambiente. Consagrado como um dos maiores atores brasileiros por vários trabalhos na TV, teatro e cinema, Mateus é brasiliense, mas vive no Rio de Janeiro, onde se depara com o lixo nas praias com frequência. Casado e pai de dois filhos, leva a família para participar de ações de limpeza em praias, lagos e rios, reforçando a importância da ação individual para mudar o triste cenário da poluição plástica.

Conectado com a questão ambiental, o Defensor Mateus Solano usa suas redes sociais para compartilhar informações e experiências sobre como reduzir nossa pegada ecológica. O grupo Mudar para Preservar, do qual fazem parte a também Defensora Mares Limpos Fe Cortez e o ator Sergio Marone, organiza ações e apoia iniciativas que ajudam a disseminar o consumo consciente e o cuidado com a natureza. Em 2018, Mateus inaugurou a loja Muda, no Rio, onde vende produtos sustentáveis, como roupas, acessórios e brinquedos.

Mateus une-se a um grupo extraordinário de personalidades que defendem os mares da poluição plástica. Ele será o quarto Defensor Mares Limpos, ao lado de Fe Cortez, Martine Grael e Kahena Kunze, e da Família Schurmann. O novo Defensor foi convidado pelos Schurmann, velejadores mundialmente reconhecidos, a participar da programação especial da Conexão Schurmann #MaresLimpos, inserida na regata Recife a Fernando de Noronha, a REFENO. Entre 29 de setembro e 4 de outubro, o veleiro Kat terá, além da Família, uma tripulação de personalidades que inclui Felipe Solari, Foquinha, Jefferson Schroeder e Marina Person.

A participação do Kat na REFENO tem o objetivo de lembrar aos velejadores e à audiência da regata a importância do oceano e de reduzirmos o volume de plástico que chega até lá. “Em nossas viagens pelos oceanos, temos testemunhado um aumento exponencial do lixo plástico, tanto em alto mar quanto nas praias mais isoladas que visitamos. Cabe a cada um de nós atuar ativamente para mudar esse triste cenário. E é por isso que estamos fazendo do nosso veleiro Kat uma plataforma para debate e divulgação desse tema, levando esse conhecimento às pessoas para que passem a agir diferente em seu dia a dia”, diz o capitão Vilfredo Schurmann. A viagem dos Schurmann e seus convidados até Noronha será compartilhada nas redes sociais dos Defensores, com milhares de seguidores, e dos convidados a bordo.

A convite da Família Schurmann, a gerente de campanhas da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, realizará uma palestra para os comandantes e demais envolvidos na REFENO no dia 28, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, ao lado de Vilfredo Schurmann. “Por estarem sempre em contato com os mares, os velejadores assistem ao aumento da poluição plástica em primeira mão. É muito importante essa troca de informações entre os dados estatísticos levantados por organizações como a nossa e o testemunho pessoal de quem está observando diretamente o impacto das atividades humanas no ecossistema marinho”, coloca Fernanda.

A coletiva de imprensa sobre a Conexão Schurmann #MaresLimpos e o anúncio de Mateus Solano como Defensor da campanha acontecerá antes da palestra no dia 28, no mesmo Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

Veja também




Botão Voltar ao topo