fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Marinha inicia desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Rio Grande

Os participantes do desfile da Marinha do Brasil representam todos os homens e mulheres que formam a maior Marinha da América Latina. (Foto: Marinha do Brasil)

Com a participação de destacamentos do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) e de suas Organizações Militares subordinadas, a Marinha do Brasil dará início ao Desfile Cívico-Militar em Rio Grande, no dia 7 de setembro, data em que é celebrada a Independência do Brasil. O desfile será realizado na Rua General Neto, às 10h.
Neste ano, o desfile cívico terá como comandante geral o Capitão de Mar e Guerra Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, Chefe do Estado Maior do 5° Distrito Naval.

Acompanhados pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, o Comandante do Grupamento da Marinha conduzirá o desfile que será composto por um Destacamento de Marinheiros e um de Fuzileiros Navais; três pelotões, sendo um do projeto Ametista, um do Projeto Renascer e outro do Programa Forças no Esporte além de meios operativos utilizados pela Força.

O Destacamento de Marinheiros ressalta a importância daqueles que, a bordo dos navios da nossa Esquadra e das Forças Distritais, diuturnamente, defendem os interesses do Brasil na nossa Amazônia Azul, representando a nação brasileira e contribuindo para o nosso País ser reconhecido por possuir uma Marinha pronta a defender os nossos interesses, onde e quando for necessários.

Os Fuzileiros Navais representam a projeção em terra do Poder Naval. Estiveram presentes em importantes episódios da história do Brasil.

Os Projetos Ametista e Renascer, dos quais participam 80 jovens, de idade entre 14 e 17 anos, são desenvolvidos por convênio firmado entre o Com5ºDN e as Prefeituras Municipais do Rio Grande e de São José do Norte, com o objetivo de contribuir para o crescimento e amadurecimento sadios dos adolescentes, além de proporcionar oportunidades de profissionalização por meio das diversas atividades, aprimorando seus aspectos cívico e cultural.
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas. O Programa atende, em Rio Grande, 200 crianças, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

O programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Além disso, também oferece uma alimentação saudável e de qualidade; reforço escolar; ações cívico sociais; palestras; campanhas educativas; orientações de civismo; de cidadania; e desenvolvimento de habilidades profissionais.

Encerrando a participação da Marinha do Brasil, haverá o desfile de meios operativos com duas viaturas rebocando um bote e uma motoaquatica da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, empregados em ações de inspeção naval e em busca e salvamento; uma viatura marruá do Serviço de Sinalização Náutica do Sul, que presta apoio logístico aos faróis da sua jurisdição; quatro viaturas de cinco toneladas do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, empregadas no apoio logístico de material e pessoal; uma viatura ambulância UTI do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande; e um caminhão guincho do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande.

Veja também




Botão Voltar ao topo