fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Governo do Brasil lança nova campanha de combate às fake news em vacinação

Ação vai expor as mentiras disseminadas nas redes sobre a vacinação e mostrar a importância da imunização. (Foto: reprodução

O governo do Brasil inicia, nesta semana, uma nova campanha digital para combater boatos e mentiras a respeito das vacinas oferecidas na rede pública. A ação será publicada nas redes do governo com o objetivo de expor fake news e mostrar a importância da imunização.

Vídeo da campanha que será publicado nas redes do Governo nesta quinta-feira

Além de peças gráficas foram produzidos quatro vídeos (serão publicados nos dias 20 e 25/09; 04 e 08/10) que buscam sensibilizar as pessoas em relação à importância de checar as informações e não acreditar em boatos. Segundo o secretário de Comunicação Digital e Inovação da Presidência da República, Wesley Santos, a nova ofensiva contra as fake news vai escancarar as mentiras disseminadas sobre as vacinas e mostrar como é importante verificar as informações que passamos adiante. “Muita mentira está sendo divulgada, e quem não tem o hábito de checar acaba se tornando vítima dessa desinformação. Queremos mostrar que nem tudo que chega para as pessoas é verdade, especialmente quando falamos de saúde pública”, comenta.

A nova campanha traz exemplos de mentiras que circulam na internet – especialmente em aplicativos de mensagens – e propõe que o usuário reflita antes de compartilhar qualquer mensagem. Entre as fake news, destacam-se, por exemplo, informações de que as imunizações são desnecessárias. Para esclarecer os cidadãos, a notícia falsa é rasurada no vídeo e carimbada com a mensagem “Quem compartilha fake news compartilha absurdos como esse”.

A ação é mais uma iniciativa do governo do Brasil para mitigar os efeitos negativos de propagação de fake news na população. O Ministério da Saúde lançou, no mês passado, um canal de Whatsapp exclusivo, chamado “Saúde sem Fake News”, para que a sociedade possa consultar se determinadas informações que são repassadas em grupos são verdadeiras ou falsas: (61) 99289-4640.

Veja também




Botão Voltar ao topo