fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria apoia turnê de dez anos da Camerata Brasil em cidades do interior de SP

Vale do Paraíba e região de Capão Bonito recebem apresentações gratuitas do projeto Camerata Brasil Plural IV, que homenageia Heitor Villa-Lobos

A Fibria líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, valoriza manifestações socioculturais e apoia, em parceria com o Instituto Votorantim, o projeto Camerata Brasil. Tratam-se de concertos didáticos e de música erudita, gratuitos, com a regência do maestro Marcelo Bratke. Ao todo, a Camerata Brasil percorrerá nove cidades do Vale do Paraíba e da região de Capão Bonito.

O público de Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Caçapava, Cunha, Santa Branca, Guararema, Capão Bonito e Votorantim terá a oportunidade de acompanhar a turnê de dez anos do projeto, que já teve mais de 300 apresentações no Brasil e no exterior ao longo dos anos. Esta é a quarta vez que o concerto recebe apoio da Fibria.

“O projeto dá aos moradores das nove cidades, a possibilidade de acompanharem um concerto de nível internacional. O maestro Marcelo Bratke e os integrantes da Camerata Brasil são profissionais reconhecidos pelo talento e pela vontade de difundir o melhor da música clássica brasileira. Nos concertos didáticos, o público também terá um contato mais próximo com o maestro e poderá aprender sobre os instrumentos”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Nesta oportunidade, a Camerata Brasil Plural IV homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos e é inspirada pelas cantigas de roda, serestas e cirandas do folclore que marcaram a música brasileira. O programa inclui as peças “As Três Marias”, “Caixinha de Música Quebrada”, “A Lenda do Caboclo”, “Cirandinhas”, “Guia Prático” e “Trenzinho do Caipira”.

“O Villa-Lobos não via diferença e barreiras entre o erudito e o popular. Isso acaba cativando o público e se mostra um grande atrativo. Vai ser muito bom voltar ao interior de São Paulo. Fizemos concertos marcantes nas duas regiões, com grandes plateias. É uma oportunidade de tocar em alguns locais em que a população não costuma ter acesso à música clássica”, comenta Bratke.

O maestro tem forte ligação com a obra do homenageado. Em 2004, lançou o Projeto Villa-Lobos, que contemplou a gravação completa de sua obra para piano solo, concertos internacionais, um programa de rádio semanal apresentado pela Cultura FM e uma série de oito documentários sobre o compositor carioca para o canal de TV Arte1.

Em todas as cidades, o maestro conduzirá o concerto didático “Como se Apaixonar pela Música Clássica”, também gratuito, antes das apresentações para o público. A intenção é mostrar detalhes dos instrumentos musicais e conceitos sobre ritmo e harmonia.

Sobre o Projeto
A Camerata Brasil é uma orquestra sociocultural fundada por Marcelo Bratke em 2008. O projeto tem como objetivo a profissionalização de jovens de baixa renda. Por meio de parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo, 23 integrantes já passaram pelo grupo.

Desde sua criação, o Programa Camerata Brasil realizou oito grandes turnês nacionais e cinco internacionais, totalizando 216 concertos públicos e 128 concertos didáticos no Brasil e no exterior, além de workshops pedagógicos, por meio do Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical.

O projeto ganhou destaque internacional e possibilitou aos músicos se apresentarem em locais como o Carnegie Hall, em Nova York (EUA), e o Suntory Hall, em Tóquio (Japão), além de salas no Reino Unido, Sérvia, Holanda, Coreia do Sul e Argentina.

Agenda
15/9 – Capão Bonito (Centro de Convenções – 19h*/20h**)
16/9 – Votorantim (Auditório Municipal – 16h*/17h**)
17/9 – São José dos Campos (Sesi – 17h*/19h**)
18/9 – Taubaté (Catedral ao Francisco das Chagas – 17h30*/19h**)
19/9 – Caçapava (Complexo Cultural Rui Barbosa – 16h30*/18h**)
20/9 – Cunha (Igreja Matriz – 17h30*/19h**)
21/9 – Jacareí (Igreja Matriz de São Silvestre – 17h30*/19h**)
22/9 – Guararema (Espaço de Exposições Eng. Luís Carlos – 15h30*/16h30**)
23/9 – Jacareí (Educamais –16h*/ 17h**)
24/9 – Santa Branca (Coreto – 17h30*/18h30**)

* Encontro com o maestro
** Concerto
As atividades têm entrada gratuita

Veja também




Botão Voltar ao topo