Debate da CNBB na TV Aparecida ganha parceria com o Twitter

Por: Share:
Jornalista Joyce Ribeiro será a mediadora do debate em Aparecida. (Foto: divulgação TV Aparecida)

A interatividade do telespectador com o Debate de Aparecida, que terá a jornalista Joyce Ribeiro como mediadora, ganhou um forte reforço: as redes sociais. O encontro, promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vai ao ar no dia 20 de setembro, às 21h30, com transmissão por emissoras católicas de TV, Rádio e Internet.

Via portal A12, responsável pelas páginas do Santuário Nacional e dos veículos da Rede Aparecida de Comunicação, o Twitter fará parceria para monitoramento – em tempo real – da hashtag oficial do debate: #DebateAparecida. Na parceria com o Twitter, a hashtag ficará fixa na tela da TV Aparecida durante todo o Debate, com o contador do número de menções. O público ainda poderá interagir durante a transmissão, via Periscope, com o perfil @tvaparecida.

O debate com presidenciáveis, que vai acontecer no Santuário Nacional, na arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), será transmitido pelas emissoras católicas de TV e Rádio, além de portais de internet, que englobam: TV Aparecida, Rádio Aparecida, Rádio POP FM, Portal A12.com, Youtube.com/tvaparecida e o aplicativo da Rede Aparecida. Em recente reunião dos organizadores do encontro da CNBB com representantes dos partidos foram confirmadas as presenças de todos os candidatos no Debate de Aparecida.

É a segunda vez que a emissora católica, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. A primeira ocorreu no pleito eleitoral de 2014, quando os políticos tiveram a possibilidade de apresentarem suas ideias aos eleitores.

O debate eleitoral será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro e tem previsão de duração de 2 horas. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.

Formato
O debate na TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura, citando as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, dará os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos sem representação na Câmara dos Deputados e que não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – será feita por um (arce)bispo designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas serão definidos previamente e as perguntas pré-definidas pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.

Veja também