fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá: Paróquia Nossa Senhora do Amparo completa 350 anos

Com mais de três séculos de existência, o prédio histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo,-Condephaat. (Foto: Divulgação)

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo está comemorando este mês 350 anos de instalação no município de São Sebastião e 360 anos da chegada dos Frades Franciscanos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, responsáveis pela manutenção do Convento e das quatro comunidades que integram o território paroquial.

A Festa religiosa teve início no último dia 30 de agosto e segue até o dia 8/9, quando está marcada a Solenidade de Nossa Senhora do Amparo, com Procissão às 17h e Missa Campal às 18h.

Com mais de três séculos de existência, o prédio histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), necessita de reformas emergenciais e um novo restauro, já que o último foi realizado em 1932. “Precisamos trocar todo o telhado com urgência, além da fiação elétrica e janelas”, explica o Pároco Frei João Pereira da Silva, OFM. É necessária ainda uma intervenção para construção de rampas de acesso e banheiros adaptados para cadeirantes, conforme notificação enviada recentemente pela Prefeitura de São Sebastião.

O projeto de restauro completo, que vai muito além das reformas emergenciais, foi estimado em R$ 16 milhões, um valor muito aquém para a comunidade que vive essencialmente do Dízimo dos cristãos e de receitas de pequenos eventos ao longo do ano. Sensibilizados com a situação, um grupo de paroquianos resolveu mobilizar a região em busca de apoio para custear pelo menos a reforma emergencial. “O convento é um patrimônio histórico e cultural que faz parte da história do Litoral Norte, precisamos todos nos unir por essa causa”, defende Maria Luiza da Silva, coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia.

A intenção é colher o maior número de assinaturas em um Abaixo-Assinado e encaminhar às autoridades competentes além de buscar empresas parceiras que queiram se responsabilizar pelo custeio das obras. “Sabemos que é possível realizar esse tipo de parceria e a empresa ainda ter dedução no Imposto de Renda”, destaca Frei João. Enquanto estão em busca de assinaturas, os paroquianos se dividem nas comemorações das mais de três décadas de história, com diversas atividades que seguem até o início do mês de outubro. Confira a programação completa e participe. Para assinar o Abaixo-Assinado em prol a reforma do Convento ou mesmo saber como ajudar, entre em contato com a Secretaria Paroquial pelo telefone (12) 3862.0024.

Programação – Festa de Nossa Senhora do Amparo

30/8 a 7/9 – Novena de Nossa Senhora do Amparo – 19h

1º a 30/9 – Exposição Fotográfica “Os vários rostos de Francisco”

8/9 – Solenidade de Nossa Senhora do Amparo – 17h Procissão /18h Missa Campal/ Bolo Comemorativo

14 a 16/9 – Festa Social com Praça de Alimentação e Show de Prêmios – a partir das 20h

17/9 – Celebração da Impressão das Chagas de São Francisco – 19h

23/9 – Missão em Comemoração à Nossa Senhora do Amparo

29/9 – Caminhada Franciscana/ 1º Concurso de Músicas Franciscanas – 20h

1º a 3/10 – Tríduo de São Francisco

3/10 – Celebração do Trânsito de São Francisco (encenação após a Santa Missa das 19h)

4/10 – 10h – Benção dos Animais / 19h – Santa Missa Festiva em honra a São Francisco de Assis

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo fica na Rua Martins do Val, s/n, Bairro São Francisco, em São Sebastião.

Botão Voltar ao topo