fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil vence e está pela quinta vez consecutiva na final do Mundial de Voleibol

(Foto: Divulgação/FIVB)

O Brasil é finalista do Campeonato Mundial masculino de vôlei pela quinta vez consecutiva. A seleção dirigida pelo técnico Renan venceu a Sérvia na semifinal deste sábado (29.09) e está classificada para a grande decisão da competição que acontece a cada quatro anos. Nesta tarde, a equipe brasileira bateu o adversário por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/21 e 25/22, em Turim, na Itália.

A disputa pelo título será neste domingo (30.09), às 16h15, e o adversário do Brasil sairá da outra semifinal, que será realizada ainda neste sábado, entre Polônia e Estados Unidos. A decisão será transmitida ao vivo pelo SporTV 2.

Nas quatro finais consecutivas de Mundial que já disputou, o Brasil foi campeão três vezes: em 2002, 2006 e 2010. Na mais recente edição, em 2014, acabou superado pela Polônia, que jogava em casa, e ficou com a medalha de prata.

Na partida de hoje, o levantador Bruninho colocou todo o grupo em condições de pontuar, demonstrando, mais uma vez, que o Brasil tem um time homogêneo. A pontuação foi bem distribuída, tendo o ponteiro Douglas como maior pontuador da equipe, com 11 acertos, mas, seguido de perto pelo central Lucão, que marcou 10 vezes, o oposto Wallace (nove pontos) e o central Maurício Souza, responsável também por nove pontos.

“Se a gente quer ser campeão do mundo, temos que ganhar de quem vier, temos que simplesmente ganhar de quem vier, e foi o que fizemos a competição inteira. Sem escolher adversário em momento, algum, sem aliviar para ninguém. Jogamos sério todo momento e é isso que vamos fazer amanhã”, comentou o ponteiro Douglas Souza, que chega pela primeira vez em uma decisão de mundial.

Mais experiente, o central Lucão também foi um dos destaques no duelo contra os sérvios e foi dele o ponto que encerrou a partida classificando a seleção brasileira. O atleta destacou o trabalho feito ao longo da competição.

“Uma final especial. Talvez a chegada a esse Mundial tenha sido a menos esperançosa para nós, mas disse nas primeiras entrevistas que deram tempo para trabalharmos, nos organizarmos. Deram tempo para o pessoal que estava chegando conseguir se encontrar dentro da equipe. Foi o que aconteceu hoje, acredito que fizemos nossa melhor partida no torneio e esse grupo está de parabéns”, disse Lucão.

O treinador do Brasil, Renan Dal Zotto, elogiou a equipe e comemorou a classificação. Esta é a primeira vez que Renan comanda a seleção brasileira em um campeonato mundial, e o treinador demonstra confiança no grupo.

“Uma partida maravilhosa que os garotos fizeram, mais uma vez conseguimos vencer uma partida com maturidade. Quem estava ali dentro da quadra. E como time. Mais uma vez quem vem de fora, nos momentos mais difíceis, mais delicados, entra e consegue reverter uma situação difícil ou manter um ritmo que já vinha sendo bom. Mesmo quem não entrou hoje, jogou junto o tempo todo. E isso transmite uma energia muito legal. O time tem, mais do que nunca. Mesmo nas dificuldades a gente não abre, se fecha e sabe o que tem que fazer”, contou o treinador.

O JOGO
O Brasil começou superior. Wallace abriu o marcador e, com dois aces de Bruninho, a equipe brasileira abriu 3/0. O time de Renan manteve o bom ritmo e no primeiro tempo técnico tinha quatro de vantagem: 8/4. Douglas marcou e fez 11/7. Novamente com o ponteiro, pela entrada de rede, o Brasil fez 15/11. Com Lucão em um super ataque, 16/11. Os sérvios reagiram e, em grande passagem de Ivovic pelo saque, encostaram em 15/16. A seleção brasileira voltou a ter vantagem (20/17) e o adversário pediu tempo. Com ponto de bloqueio, a Sérvia voltou a encostar no marcador: 19/20. A equipe verde e amarela voltou a ter dois em 22/20. Evandro marcou e abriu 23/20. No bloqueio de Douglas, 24/20. Os sérvios equilibraram, fizeram 22/24, mas Douglas fechou o set em 25/22.

O segundo set começou com equilíbrio, com as equipes empatadas em 2/2. No ace de Lucão, o Brasil abriu 4/2. Também com ponto de saque, a Sérvia deixou tudo igual em 4/4. No bloqueio simples de Bruninho, depois de grande defesa de Maique, o Brasil marcou 7/5. O set esteve igual em 9/9. No bloqueio de Maurício Souza, o time verde e amarela chegou a 13/11. novo empate em 15/15. Com dois bloqueios seguidos, um de Wallace e outro de Lucão, o Brasil chegou a 18/15. A Sérvia pediu tempo. Na volta, mais um bloqueio de Lucão e 19/15. Mais uma vez com o central, dessa vez no ataque, a seleção brasileira chegou a 21/17. Superior em quadra, o Brasil fechou a segunda parcial em 25/21.

O terceiro set começou favorável a Sérvia, que abriu 3/0, forçando o técnico do Brasil a pedir tempo. No bloqueio de Lucão, o Brasil encostou em 3/4. Maurício Souza bloqueou e deixou o placar igual: 5/5. Atrás no jogo, os sérvios não desistiram do resultado e abriram três de vantagem em 9/6. Aí, então, foi a vez de a seleção brasileira reagir e, em boa passagem de Lipe pelo saque, Douglas pontuou e deixou tudo igual (9/9). Evandro empatou o set em 12/12. Quando a Sérvia abriu 15/12 no marcador, Renan pediu tempo. Na volta, Douglas pontuou duas vezes, Maurício Souza uma, Lipe mais uma e a seleção brasileira virou o placar, fazendo 16/15. Com William bem no saque, o Brasil chegou a 18/16. Os sérvios empataram em 18/18 e Maurício Souza recolocou a seleção brasileira em vantagem (19/18). Tudo igual novamente em 21/21. A partir daí os brasileiros deslancharam e com um contra-ataque de Lucão fechou a parcial em 25/22.

EQUIPES
BRASIL – Bruno, Wallace, Maurício Souza, Lucão, Lipe e Douglas. Líbero – Thales
Entraram – Maique, Evandro, William e Lucas Lóh
Técnico: Renan

SÉRVIA – Jovovic, Atanasijevic, Podrascanin, Lisinac, Ivovic e Kovacevic. Líbero – Rosic
Entraram – Luburic e Krsmanovic
Técnico: Nicola Gribic

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo