fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Banda Euterpe será condecorada com a Medalha de Mérito Athayde Marcondes

Banda Euterpe receberá a medalha em 2018. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Foi aprovado na sessão do dia 10 de setembro da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, o Projeto de Decreto Legislativo n° 01/2018, de autoria do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), que “Concede a Medalha de Mérito Athayde Marcondes”, à Corporação Musical Euterpe, em virtude a sua grandiosa participação na tradição histórica do povo Pindamonhangabense e região, através da música e ações sociais.

A Corporação Musical Euterpe, que segundo a mitologia grega significa: Deusa da poesia lírica e tem como símbolo a flauta, teve sua fundação atribuída ao Maestro João Batista de Oliveira, conhecido por João Pimenta, no dia 22 de agosto de 1825. Foi criada de junções de músicos de outras bandas que foram extintas naquela época.

A história é rica de grandes e gloriosos momentos. A Banda Euterpe já tocou no Rio de Janeiro a convite do Imperador do Brasil D. Pedro II; Em 07 de janeiro de 1899 executou pela primeira vez o Hino de Pindamonhangaba-SP composto pelo Maestro João Gomes de Araújo em frente ao Paço Municipal; Apresentou-se em 1958, para o então governador Jânio Quadros; Participou de um dos mais famosos programas de rádio que já existiu, o “Lira de Xopotó”, da extinta Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Essa apresentação memorável aconteceu no dia 07 de março de 1964. A história desta grandiosa Corporação é muito vasta, são inúmeras apresentações, viagens, elogios, homenagens, diplomas, troféus, etc. que até se perdem no decorrer de 189 anos.

A banda de música Euterpe, uma das mais antigas do Brasil, representa um símbolo vivo da tradição de seu povo. É mensageira da poesia do lugar onde nasceu, por meio de retretas na praça, ou no caminhar garboso de seus músicos pelas ruas da “Princesa do Norte”. Ela continua despertando o interesse dos mais jovens. Esse poder de rejuvenescimento é o segredo de sua longevidade. A atual diretoria da Euterpe acredita que um patrimônio como esse que representa a quase bicentenária corporação, necessita de constante oxigenação. Patrimônio histórico do município, do Vale do Paraíba e do Brasil, a Banda Euterpe possui 80% de seus integrantes na faixa dos 14 e 20 anos.

Atualmente, a Corporação Musical Euterpe possui 30 músicos, um maestro e dez aprendizes. Tem em execução um projeto social: “Projeto Banda de Aprendizes da Corporação Musical Euterpe”, que visa formar jovens músicos para integrarem o quadro de membros da Corporação. A intenção da Corporação é divulgar ainda mais a música em nosso município e, principalmente, focar o ensino musical para formação de novos talentos em nossa cidade.

A Corporação Musical Euterpe possui um calendário cultural junto ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba-SP, onde realiza várias apresentações artísticas e cívicas.

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo