fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba; a história do Feste

Feste vem reunindo ao longo dos anos diversos grupos teatrais em Pindamonhangaba. (Foto: Pixabay)

O início da história. Em 1974 o Prof. Diógenes Chiaradia Feliciano criou o Grupo Teatral São Francisco, realizou com esse grupo diversas apresentações no Salão Paroquial e nesse ano realizou na AA Ferroviária o festival de teatro, que ganhou o nome de FESTE – que hoje é o nosso Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba.

Nos anos seguintes, Diógenes deparou-se com muitas dificuldades para prosseguir com o Festival. Mas a sua tenacidade foi conquistando a colaboração de seu grupo e comovendo alguns empresários, que foram cedendo o uso de seus espaços, possibilitando as apresentações.

Em 1975 o Festival aconteceu novamente no Salão Paroquial, em outubro, com nove grupos participantes, tendo sido necessário o processo de seleção dos espetáculos, devido ao grande número de inscritos. Em 1976 foi realizado no então Cine São José. Em 1977 o Festival começou a ser realizado no Clube Literário e Recreativo, ali permanecendo até o ano 2000.

Em 1980 a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba assumiu a realização, por meio do Departamento de Cultura, que passou a organizar e coordenar o Festival.

Em 1982, 1986, 1999, 2010 e 2016 não foram realizados, por falta de recursos.

Veja também




Botão Voltar ao topo