fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sabesp entrega melhorias no sistema de abastecimento em Campos do Jordão

Ampliação do abastecimento de água e envio de esgotos para tratamento são apontados como fatores que ajudaram a derrubar a taxa de mortalidade infantil na cidade nos últimos cinco anos. (Foto: Divulgação/PMCJ)

A Sabesp faz entrega de um conjunto de obras que vai ampliar o sistema de abastecimento de água e o tratamento de esgotos para quase 20 mil pessoas em Campos do Jordão – município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

O aumento das redes de água e do tratamento de esgoto vem sendo apontados como um dos fatores que ajudaram a derrubar a taxa de mortalidade infantil no município: eram 16,5 mortes para mil nascidos vivos em 2012 e caiu para 7,82 em 2017. Os dados nacionais são de 14 mortes por mil, quase o dobro da cidade da Serra da Mantiqueira.

O conjunto de obras entregue agora contempla um reservatório de água com capacidade de 1,2 milhão de litros e novas interligações entre a Estação de Tratamento de Água e o reservatório e da Estação Elevatória de Água Tratada Vila Inglesa à adutora existente, beneficiando 13.252 pessoas – ou 25% da população do município com aumento da distribuição de água tratada.

Em Campos do Jordão, a produção de água é de aproximadamente 13 milhões de litros/dia, número que pode chegar a 18 milhões de litros/dia nos fins de semana durante a alta temporada, representando um aumento de 40% de água consumida.

Já as obras que ampliam os índices de coleta, afastamento e tratamento de esgotos atenderão a 6.700 pessoas – quase 13% da população das regiões da Vila Inglesa e Jardim Manancial, além de estações elevatórias.

Os bairros diretamente beneficiados com as redes de esgoto são Colinas do Capivari, Jardim das Pérolas, Jardim Manancial, Vila Inglesa, Vila Porã, Jardim Monte Carlo, Jardim Sumaré, Recanto Floresta Negra, Vila Matarazzo, Vila Nova Suiça, Vila Ondina, Vila Toldi, Ducha de Prata, Alto da Vila Inglesa, Jardim Capivari e Alto do Capivari. Serão entregues redes coletoras, domiciliares e estações elevatórias.

Rios mais limpos – Além dos benefícios diretos para a saúde e qualidade de vida da população fixa e flutuante, a obra de esgotamento sanitário significará água mais limpa sendo devolvida a oito córregos: Piracuama, Serraria, Sinos, Umuarama, Imbiri, Guarani, Perdizes e Galinhas, que desaguam nos rios Capivari e Sapucaí Guaçu.

Investimentos:

Ao todo, a Sabesp investiu cerca de R$ 16,5 milhões nas obras de água e esgotamento sanitário que estão sendo entregues hoje. Em 2014, somente na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), a Sabesp investiu R$ 106,11 milhões.

A ETE tem capacidade para tratar 213 litros por segundo, suficiente para atender à demanda atual da população fixa de 51 mil pessoas e dos 1,2 milhão de pessoas que visitam a cidade entre os meses de junho e julho. As instalações comportam, ainda, o crescimento populacional (fixo e flutuante)previsto até 2035.

Botão Voltar ao topo