Primeiras Folhas tem formação para atendimento a autistas em São José

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A Prefeitura oferece atendimento educacional especializado para alunos com deficiência ou Transtorno Global de Desenvolvimento. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Com o objetivo de contribuir no planejamento pedagógico destinado a alunos com autismo, uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania com o GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) no projeto Primeiras Folhas, prevê conhecimento técnico aos educadores do atendimento educacional especializado e do ensino regular. A parceria promove ainda, a reorganização curricular para o aluno e atendimentos complementares.

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a parceria com o GAIA contribui com o aprimoramento no plano de ensino voltado para os alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Os técnicos ressaltaram ainda, que as escolas municipais procuram, em suas estruturas pedagógica e física, reorganizar e adaptar o currículo com o objetivo de eliminar barreiras de acesso aos alunos, respeitando suas necessidades e aproveitando ao máximo suas habilidades.

Atualmente, o Projeto Primeiras Folhas, atende 36 alunos, de 23 escolas municipais de ensino fundamental.

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Na busca pela inclusão escolar dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação e Cidadania oferece o atendimento educacional especializado (AEE) a alunos com deficiência ou Transtorno Global de Desenvolvimento. O serviço identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que facilitam a participação dos alunos na rotina escolar.

São atendidos pelo programa alunos com deficiência: intelectual, auditiva, visual, física e transtorno global do desenvolvimento.

Os professores do AEE são especialistas em Educação Especial e utilizam o espaço das Salas de Recursos em 56 escolas (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental). As Salas de Recursos oferecem ambientes com materiais específicos que podem atender às necessidades dos alunos, além de oferecer outros recursos com o objetivo de favorecer habilidades específicas.