fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Lendas do jiu-jítsu brasileiro: Ronaldo Jacaré

Ronaldo ‘Jacaré’ Souza tem sido um dos melhores expoentes do jiu-jítsu brasileiro, sendo um grappler que conquistou vários campeonatos dentro desta disciplina ao redor do mundo. (Foto: Facebook)

O nascimento de umalenda
As habilidades de Ronaldo Jacaré como faixa preta de jiu-jítsu e judô renderam-lhe múltiplos reconhecimentos, e lhe serviram extraordinariamente para facilitar sua transição para o MMA, onde ele tem um impressionante recorde de 25 vitórias, incluindo por 4 nocaute e 17 por finalização, contra apenas 6 derrotas, marcadas pelo seu perfil de lutador dentro do site oficial da UFC. Ronaldo Jacaré começou a treinar com o Sensei Henrique Machado em 1997, o que lhe daria umacarreira cheia de sucessos, mas o começo desta lenda não foi fácil.

O início da carreira de Ronaldo Jacaré em Manaus o levou de lavador de quimono a ídolo do UFC, como o Globoesporte relata num artigo sobre a vida do atleta. Agora, 21 anos depois, Ronaldo Jacaré enfrentará o americano David Branch no evento UFC 230, no dia 3 de novembro, no Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos. Para o que será a luta secundária da noite, Ronaldo Jacaré chega como favorito, com 69,4% de chance, segundo a Betway Sports, no dia 27 de agosto. Apesar de chegar à luta aos 38 anos, e depois de ter pensado em parar de lutar, como relatou ao site Combate numa entrevista, Jacaré é o favorito para vencer, mostrando que ainda tem um grande nível de luta para oferecer.

Uma carreira cheia de sucessos
Sob a orientação de Henrique Machado, Ronaldo Jacaré desenvolveu sua paixão pelo esporte para se tornar faixa preta em jiu-jítsu e judô, participando com sucesso em competições de judô contra atletas de todo o Brasil, para dar o salto internacionalnestas disciplinas, e se destacar no jiu-jítsu, disciplina na qual se tornou campeão mundial oito vezes pela IBJJF, além de ser campeão absoluto em 2004 e 2005. Por outro lado, Ronaldo Jacaré também disputou o campeonato de Abu Dhabi, tornando-se campeão em 2005, e perdendo o título de campeão absoluto da categoria apenas contra Roger Gracie. Neste período, Ronaldo Jacaré iniciou sua transição para as artes marciais mistas, começando com participações no evento Jungle Fight no Brasil, para se destacar em eventos internacionais de MMA.

Em 2006, o lutador original do Espírito Santo viajou a Las Vegas para treinar ao lado do ex-campeão do UFC, Randy Couture. Depois de treinar por dois anos nos Estados Unidos, Jacaré se juntou à promoção japonesa DREAM, para participar do torneio dos pesos médios, onde terminou como vice-campeão. Após seu retorno aos Estados Unidos, Ronaldo Jacaré mudou-se para a cidade de San Diego, para continuar seu treinamento ao lado do lendário Anderson Silva, e se juntar à promoção americana do MMA Strikeforce. Com apenas um ano de participação nesta promoção, Jacaré se tornou o campeão dos médios, com o relatado pelo ESPN, conquistando o cinturão do Strikeforce, para depois ter três defesas de seu título e fazer parte da promoção por 4 anos, até 2013.

Ronaldo Jacaré no UFC
Foi dentro do UFC que Ronaldo Jacaré consolidou sua carreira com o lutador e alcançou status lendário. No mundo das artes marciais mistas, o Ultimate Fighting Championship é a promoção mais acompanhada no mundo, devido ao investimento milionário que cada um dos seus eventos têm, bem como ao desenvolvimento de categorias de base a nível internacional, como no evento The Ultimate Fighter. Esta promoção tornou-se um sucesso em todo o Brasil, conseguindo trazer lutadores do TUF para eventos de MMA pela primeira vez, a lugares como Ilhabela, que ainda não tinham recebido esse tipo de lutas.

Na categoria principal, a UFC, Ronaldo Jacaré alcançou um sucesso extraordinário, já que começou na promoção com um contrato de cinco lutas, em janeiro de 2013. No entanto, devido às suas múltiplas vitórias e estilo de luta agressivo, Ronaldo Jacaré já se tornou o personagem principal dos eventos em duas ocasiões, e o site Terra relata que já foi oficializada sua luta contra Branch, a décima primeira luta de Jacaré dentro da promoção.

Ronaldo Jacaré encontrou sua paixão em esportes leves durante sua juventude, e o constante desenvolvimento de sua técnica permitiu que ele se tornasse uma lenda viva aos 38 anos de idade.

Veja também




Botão Voltar ao topo