fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí recebe exposição de arte com retratos da cultura popular regional

No coração do rio, pintura em acrílico sobre tela. (Foto: Divulgação)

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva ações socioculturais nas comunidades onde possui operação. Dessa forma, apoia por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), e em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, a exposição ‘Trilhas de um Sonhador’, que permanece aberta ao público no espaço Educamais, em Jacareí (SP), até o dia 26 de outubro.

A exposição conta com 40 colagens, pinturas, esculturas e instalações que fazem uma retrospectiva de 18 anos de carreira do artista paraense, radicado há 15 anos no Vale do Paraíba. “A Fibria apoia projetos por meio da LIC desde 2005, reconhecendo a importância de iniciativas que valorizam as tradições da cidade e da região. A exposição ‘Trilhas de um Sonhador’ resgata valores culturais e educacionais, com temas que remetem à natureza e brincadeiras, sendo bastante atrativas para os jovens, além de mostrar a trajetória de um artista engajado em melhorar o país por meio da educação e da arte”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Mostra traz 40 obras do artista plástico Guataçara Monteiro. (Foto: Divulgação)

Com forte apelo visual e lúdico, as obras remetem a uma infância feliz do artista e ressaltam a importância da cultura popular regional. Destaque para ‘A Fábrica de Pipas’ e para ‘O Manto II’. “A primeira é uma instalação que reconstrói a fábrica de pipas do meu pai. A criançada vai adorar. A outra traz uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré com aplicações de tecidos, sementes e materiais naturais. Procurei fazer uma ponte entre os mantos da região amazônica e as manifestações artesanais do Vale do Paraíba”, conta o artista, Guataçara Monteiro.

Ganhando cada vez mais visibilidade – já realizou 28 exposições individuais e coletivas, inclusive na França – Guataçara se sente em casa na região, enxergando similaridades com sua terra natal. “O que me atraiu no Vale do Paraíba foi a semelhança com a Amazônia, com muita água, paisagens exuberantes e rica cultura”, diz Guataçara.

Empresário do setor cultural, educador e pesquisador das tradicionais danças circulares, o artista se aprofundou nas pesquisas sobre o folclore regional e passou a ministrar oficinas e atividades pedagógicas. Desde 2009, percorreu 12 cidades, atingindo cerca de 200 mil alunos e professores. Para ele, esse é o caminho para melhorias na sociedade.

Exposição Trilhas de um Sonhador
Visitação: Aberto ao público até o dia 26 de outubro
De segunda a sexta (9h às 21h); sábados, domingos e feriados (9h às 19h)
Local: Educamais Jacareí (Av. Eng. Davi Lino, 3595, Jardim Marcondes)
Entrada gratuita
Agendamento para escolas e grupos: (12) 3955-9526

Botão Voltar ao topo