fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Instituto Supereco realiza 3ª edição do Festival Tecendo as Águas em São Sebastião

Vista aérea da última edição do Festival Tecendo as Águas. (Foto: Divulgação)

Como utilizamos e conservamos os recursos hídricos é um dos principais temas do Festival Tecendo as Águas, que será no Espaço Batuíra no sábado, 18 de agosto. O Festival, realizado pelo Instituto Supereco e a Prefeitura de São Sebastião, junto com o Instituto Educa Brasil e uma rede de parceiros, é organizado com a participação da comunidade beneficiada pela segunda fase do Projeto Tecendo as Águas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Seu principal objetivo é ser um atrativo temático e turístico anual, a partir de um olhar estratégico para as águas do litoral norte de SP, unindo cultura, geração de renda, turismo e sustentabilidade. “Estamos no coração da Mata Atlântica, mantida viva pelas águas do litoral norte. O turismo educativo, cultural e sustentável, como o Festival Tecendo as Águas, é uma grande oportunidade para as suas comunidades e para a região”, ressalta a Coordenadora geral do Projeto Tecendo as Águas, Andrée de Ridder Vieira.

A mesa de abertura abordando os recursos hídricos está prevista para às 16h, com a participação de representantes das prefeituras de São Sebastião, Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana, Instituto Supereco e Petrobras e o encerramento ficará por conta do grupo de Maracatu Odé da Mata, a partir das 20h.

A programação começa às 14h30, com oficinas de reciclagem de papel, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e boneca Abayomi (iorubá – que traz alegria). Durante todo dia, crianças e famílias podem participar das atividades de recreação com temáticas relacionadas à educação ambiental e sustentabilidade.

Crianças e jovens também serão protagonistas das atrações musicais e de apresentações de dança com alunos da Fundass (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana) e dos Projetos Sociais Garoçá, Cidadão Criança e Viração. Uma contação de histórias muito especial com o Frei Marcelo, da Igreja Nossa Senhora do Amparo (bairro São Francisco – convento) é diversão garantida.

A festa contará, ainda, com sorteio de brindes, exposições de peças artesanais produzidas pelos alunos do curso de ecoempreendedorismo do Tecendo as Águas, equipamentos de acessibilidade e turismo para praias e trilhas, da Refresh Brazil, e Aves da Mata Atlântica (em parceria com a Fundação Florestal).

Serviço:

Festival Tecendo as Águas

Local: Espaço Batuíra

Endereço: Martins do Val nº 99, no bairro São Francisco – São Sebastião

Horário: das 14h30 às 21h

Entrada franca

Informações: (12) 3862-0100 e [email protected]

Menos lixo com barro à mesa e muito sabor

O Festival levanta a bandeira sobre a poluição marinha e os descartáveis. A ceramista do bairro São Francisco, Maria Aparecida Ivanov (Cida), está preparando peças especiais para servir grande parte das produções gastronômicas da festa, incentivando o consumo responsável com muito sabor. Já imaginou, deliciar-se com um prato tipicamente caiçara e levar para casa um pedaço da história do Bairro moldada pela última paneleira do São Francisco? É só chegar!

“Cida paneleira” é a última herdeira viva dos ensinamentos da saudosa Adélia Prado, que ensinou a arte de transformar barro em panela, deixando viva uma tradição tão antiga em São Sebastião, especificamente no bairro São Francisco.

Feira orgânica e fortalecimento da economia local

Agricultores da região beneficiados pelo Projeto Tecendo as Águas terão um espaço especial para comercializar produtos orgânicos fresquinhos, diretamente das terras caiçaras para a sua mesa. Prestigie as atrações culturais e aproveite para “fazer a feira”, levando para casa produtos da época e da região, como queijos, frutas e legumes, contribuindo assim para a valorização e o fortalecimento da economia local. Traga sua sacola!

Rede de Parceiros do Instituto Supereco

Além do patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Tecendo as Águas conta com uma rede de parceiros estratégicos como o Instituto Educa Brasil, Prefeitura de Caraguatatuba, Prefeitura de São Sebastião, Instituto Trata Brasil, CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), CEAG (Centro de Educação Ambiental de Guarulhos), Refresh Brazil e OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias).

Supereco nas redes sociais

Visite nosso site: www.supereco.org.br, e aproveite para curtir a gente nas redes sociais. Facebook – páginas Instituto Supereco, Projeto Tecendo as Águas e Roteiro Caminho das Águas, e Instragram – Instituto Supereco. Acompanhe também a programação da Rádio Supereco.com, com reportagens especiais extraídas da Oficina de Educomunicação que o projeto Tecendo as Águas ministra com alunos da Escola Estadual Nair Ferreira Neves. Baixe o aplicativo Rádio Supereco no seu celular e fique por dentro de tudo que acontece na região.

Prêmios

O projeto “Tecendo as Águas”, conquistou dois prêmios importantes: 1º Lugar da categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio “LIF 2015 – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós”, da Câmara de Comércio França-Brasil, e ainda, “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014”, durante o “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, além da representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial de 2015, na Tunísia, África.

Botão Voltar ao topo