fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caçapava realiza Semana do Folclore com homenagem a Chico Triste

(Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realiza a partir de 20 de agosto programação cultural da Semana do Folclore 2018. As atividades ocorrerão em vários espaços e contam com apoio da Secretaria de Educação, da Academia Caçapavense de Letras e da ACE de Caçapava. O roteiro inclui exposições, rodas de conversa, espetáculos teatrais, música e brincadeiras. A entrada é gratuita.

Neste ano, a programação homenageia o centenário de nascimento do jornalista, escritor, professor e folclorista Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste. Nascido em 5 de junho de 1918 em Sergipe, Chico Triste teve importante atuação no cenário cultural do Vale do Paraíba. Entre outras atividades, participou da fundação do jornal O ValeParaibano, em Caçapava, e da Academia Joseense de Letras, e fez parte da Comissão Paulista de Folclore.

A abertura oficial da programação será na segunda-feira (20), às 19h, na Escola Ruy Barbosa, com uma exposição de trabalhos de alunos a partir de obra do folclorista homenageado, um projeto da Academia Caçapavense de Letras. No mesmo local, a professora e pesquisadora de folclore Darcy Breves realiza a exposição “Miçangas da Memória – Uma Homenagem a Chico Triste”. A mostra é baseada nos apontamentos do livro “Miçangas Folclóricas”, uma das obras mais celebradas do jornalista, e reúne objetos que remetem à memória e à época em que foram registradas as histórias do autor.

O Coral Municipal de Caçapava e o Coral da Terceira Idade Viva a Vida se apresentam na sequência, sob regência do maestro Márcio Farias. O programa contempla temas folclóricos e cantigas populares. “São João Dararão”, “Meu Limão, Meu Limoeiro”, “Coco do Engenho Novo” e Cuitelinho” são alguns dos números do repertório. O coral se apresenta acompanhado por Jeannie Silva (teclados) e Francisco Batera (percussão).Uma apresentação com grupo de danças folclóricas formado por alunos do Colégio Cecília Caçapava Conde encerra a programação da noite.

Na terça-feira (21), às 14h, a atriz Iris Fiorelli, intérprete da Palhaça Carmela, apresenta o espetáculo “Retalhos Populares” no Parque Ecológico da Moçota. O espetáculo busca o diálogo poético inspirado em tons, sons, sabores e gestualidades de quatro manifestações folclóricas sergipanas: Bacamarteiros, de Aguada (Carmópolis), São Gonçalo, da Mussuca (Laranjeiras), Samba de Coco, do Mosqueiro (Aracaju) e o Cacumbi Mirim (Riachuelo).

Em cena, Carmela conta com a companhia da galinha de pano Margarida e de um músico que executa uma trilha especialmente criada para esta montagem. Além de uma charmosa kombi, que serve como cenário para o espetáculo. Iris Fiorelli é atriz, dançarina e palhaça. Trabalha em projetos próprios e de outros realizadores nas áreas da dança, performance e espetáculos multimídias com diversos artistas e diretores em Aracaju, Brasília, São Paulo, Argentina, Alemanha, Espanha e Polônia. A partir das 15h30, o mesmo espaço recebe contação de histórias com Ângela Neri, monitora do projeto + Cultura.

Na quarta-feira, dia 22, a programação será realizada no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco. Às 9h, a professora Darcy Breves apresenta a exposição “Miçangas da Memória – Uma Homenagem a Chico Triste” e participa de conversa com os visitantes sobre a obra “Miçangas Folclóricas”, de Chico Triste, e a relação com os objetos da mostra. Das 9h às 11h, serão realizadas oficinas e brincadeiras populares, contação de histórias e aula aberta de dança com temática folclórica com monitores dos projetos + Cultura e + Esporte, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. A participação de grupos precisa de agendamento prévio.

No mesmo espaço, das 10h às 11h, acontece sessão de cinema com exibição de curtas com temática folclórica. A atividade precisa de agendamento prévio.
Às 19h, na Câmara Municipal de Caçapava, será realizada Sessão Solene com fala do historiador e professor José Pereira da Silva, sobrinho de Chico Triste. Na ocasião, haverá premiação dos trabalhos dos alunos que participaram de projeto da Academia Caçapavense de Letras sobre a obra de Chico Triste.

Na quinta-feira, dia 23, às 14h, será realizada na escola Daphne Cesar Ghidella a Exposição “O Xamã”, com o artista plástico Jaider Esbell. A mostra faz parte do projeto + Cultura nas Escolas. Das 14h às 17h, professores e alunos do projeto + Esporte, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, participam de rodas de capoeira na Praça da Bandeira. A atividade também homenageia Chico Triste, que era um apreciador da capoeira, o que acabou influenciando seu sobrinho Cesar Barbieri a escrever livro sobre o tema.

Na sexta, dia 24, na Escola Ruy Barbosa, às 19h, a Academia Caçapavense de Letras promove roda de conversa em torno da obra e vida de Chico Triste com a participação de Sônia Gabriel, Wangy Alves, Luiz Paulo Costa e Gilberto Ferreira, e mediação da professora Darcy Breves.

Programação Especial – A Semana do Folclore terá programação especial em alguns espaços. Neste sábado (18), das 14h às 22h, será realizada a Festa do Folclore na Praça do Sapé, um projeto do grupo Amigos do Saci com apoio da Prefeitura. A programação contará com apresentação de danças, barracas e brincadeiras.

Nos dias 27 e 28 de agosto, o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali recebe o espetáculo infantil “Laboratório da Vida” como parte do projeto + Cultura nas Escolas para duas sessões diárias: às 9h, 10h15, 13h45, 15h.

No dia 01 de setembro, às 11h, na Praça da Bandeira, a ACE Caçapava apresenta o musical “Caipiras Desde Cabral – A História da Música Caipira”, com o grupo Dedinho de Prosa, encerrando a programação da Semana do Folclore 2018.

Botão Voltar ao topo