Trip Bike de Inverno vai subir a serra até São Francisco Xavier

Por: Share:
Os ciclistas vão percorrer cerca de 55 quilômetros de estrada de terra e asfalto. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Quem gosta de pedalar e aprecia a natureza pode se preparar para o Trip Bike de Inverno, que será realizado pela Prefeitura de São José dos Campos neste domingo (5) e faz parte das atividades em comemoração aos 251 anos da cidade. Os participantes vão percorrer cerca de 55 quilômetros de estrada de terra e asfalto na região norte do município, do Altos de Santana até São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira.

A concentração será às 7h, com saída às 7h30, no Poliesportivo Altos de Santana (avenida Alto do Rio Doce). Não é preciso se inscrever. Qualquer pessoa pode participar da prova, que é gratuita, mas é recomendável ter experiência em trilhas de bicicleta. É só comparecer à largada e seguir de bike rumo ao distrito.

Todo o percurso estará sinalizado com placas. Carros de apoio deverão andar atrás ou bem à frente do pelotão. No retorno para casa, cada participante é responsável por providenciar o próprio transporte.

É importante usar os equipamentos de segurança. Capacete e luvas são obrigatórios. É preciso ter muita atenção nas descidas, principalmente no trecho antes da Cachoeira do Roncador e logo após a subida da Casinha B, nas proximidades do distrito.

Um dos objetivos do evento é a preservação do meio ambiente e a valorização do turismo rural. Durante o passeio, mantenha a trilha limpa. A organização da prova recomenda levar uma garrafa de água para reabastecimento e alimentos leves. Outra orientação é ter uma câmara de ar reserva, para o caso de furar pneu.

Haverá distribuição de água e barrinha energética para os ciclistas. O serviço de apoio terá ambulância e caminhão para recolher bicicletas em caso de problemas.

Serão três pontos de água: começo do bairro Pau de Saia, Estrada das Tábuas e início da subida da Casinha. Os ônibus de resgate estarão estacionados em frente à Subprefeitura de São Francisco Xavier ou no parque ao lado.