fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Tecnologia para drenagem de solos

Drenar é o ato de enxugar e escoar a água de terrenos encharcados ou alagados. (Foto: PXHere)

Neste artigo vamos abordar sobre a tecnologia da drenagem de solos, definições e soluções. A engenharia está sempre atenta às evoluções tecnológicas a fim de oferecer os melhores serviços para a população em geral. Você que é estudante de engenharia ou já é um profissional formado, precisa ficar atento as informações que obtivemos no nosso dia a dia, e claro, as evoluções que a tecnologia oferece em vários setores. Com certeza, a drenagem de solos recebe novos equipamentos e inovações tecnológicas que são extremamente importantes para a evolução e desenvolvimento de obras em todo o país.

O que é drenagem de solos?
Drenar é o ato de enxugar e escoar a água de terrenos encharcados ou alagados. É um processo muito importante em várias obras, portanto, a tecnologia se faz necessária para o bom funcionamento e resultado final das obras.

Como a drenagem pode ser feita?
Ela pode ser feita por canais artificiais, entre os quais podemos mencionar: encanação, tubos, concreto, entre outros. A drenagem pode ser feita também de modo natural, através dos rios ou córregos, portanto, através de várias formas.

Os primeiros passos da drenagem
O sistema de drenagem é importante para garantir a segurança das pessoas tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas. Se não houver um planejamento adequado problemas surgirão no futuro devido ao acúmulo de água, portanto, a drenagem desempenha um papel fundamental como um todo.

Em primeiro lugar, verifica-se a causa do excesso de água, e a partir daí, um projeto é elaborado através de estudos e levantamentos a fim de encontrar a melhor solução para o problema.

Outro passo importante é estudar a consistência do solo a fim de evitar erosões e enfraquecimento do solo. Tudo isso leva a uma melhor condutividade hidráulica.

Depois da análise, as soluções começam a surgir atraveś do uso da tecnologia.

Quais são as melhores tecnologias da drenagem do solo?
Há diversas tecnologias para a drenagem do solo – vamos citar um exemplo: um campo de futebol. Um sistema especial é criado abaixo da superfície que permite que o gramado não encharque durante uma tempestade, por exemplo. As maiores vantagens das tecnologias é o baixo custo e a redução do tempo de instalação.

Outro avanço tecnológico importante foi a criação de um geocomposto drenante que pode substituir os drenos tradicionais facilitando todo o processo de drenagem.

Podemos também mencionar o geotêxtil que é uma manta bidimensional e permeável que ajuda não apenas nas drenagens de solo, mas também no reforço, separação e filtração do mesmo. Esta tecnologia ajuda na resistência e tração, na interação mecânica com o solo, resistência a abrasão, entre outros detalhes.

Há muitas outras formas para melhorar a drenagem do solo, portanto, cabe aos engenheiros acompanhar estas evoluções tecnológicas e buscar novas soluções a cada dia. O importante é que a população fique tranquila e que possamos observar melhores formas no futuro para resolver todos os problemas de drenagem através de tecnologia que gere soluções baratas e eficientes.

Veja também




Botão Voltar ao topo