fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Abertura dos Jogos Regionais é sucesso em Ilhabela

Cerimônia de abertura dos Jogos Regionais 2018 em Ilhabela. (Foto: Divulgação/PMI)

O PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela), em Ilhabela, lotou com a presença do público, atletas e autoridades, durante a abertura oficial da 62ª edição dos Jogos Regionais, na noite de quarta-feira (18). O torneio organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, este ano, tem Ilhabela e São Sebastião como sede.

Por volta das 20h, após a apresentação da banda de rock George Moon e de um grupo de dança formado por alunos da Apae de Ilhabela, a cerimônia teve início com o desfile das 38 delegações das cidades que participam da competição. Última a desfilar, a de Ilhabela foi aplaudida e ovacionada pela plateia.

Além do desfile das delegações e das apresentações da Banda Marcial de Ilhabela, sob a regência do maestro Victor Hugo, e da Banda Marcial de São Sebastião, sob a regência do maestro Almir Clemente, o grande acontecimento da noite foi a chegada da tocha olímpica ao local.

Depois ter sido conduzida por alguns atletas e pelos prefeitos Márcio Tenório e Felipe Augusto, respectivamente de Ilhabela e de São Sebastião, (com exibição das imagens de todo o percurso em vídeo durante a cerimônia), ela foi levada até à pira pelos atletas olímpicos Edvando de Souza Cruz (montain bike) e Diogo Silva (taekwondo). Logo após acenderem a pira, o maratonista, Adailton dos Santos, do pelotão de elite da São Silvestre, fez o juramento do atleta, ritual comum em torneios esportivos, com a promessa de respeito e lealdade aos competidores e às regras dos jogos. Foi um dos momentos da noite que mais emocionou quem estava no PEII, principalmente os atletas presentes.

Para sediar a competição, a Prefeitura de Ilhabela investiu nos equipamentos esportivos da cidade, principalmente com trabalho de manutenção e modernização de vários espaços, como do próprio PEII. “Estamos oferecendo condições adequadas para um evento de alto nível”, já havia declarado Tenório, em nota oficial sobre a realização dos Jogos Regionais.

Com uma expectativa de público de 8 mil pessoas durante todo o torneio, transitando entre Ilhabela e São Sebastião, a Prefeitura também preparou um esquema especial de segurança com a Polícia Militar (principalmente nos locais onde haverá jogos) e de atendimento médico à população.

Antes do encerramento do evento, o prefeito ilhéu agradeceu a presença do público e das autoridades presentes, e enfatizou a importância e a satisfação de Ilhabela em sediar junto com São Sebastião os Jogos Regionais. “Fizemos de tudo para termos os melhores Jogos Regionais, para que eles fiquem marcados na história do Litoral Norte”, disse Márcio Tenório, que ainda ressaltou a capacidade do esporte em integrar as pessoas.

A acessibilidade também fez parte do evento, com um espaço reservado para pessoas com deficiência e idosos. Além disso, Andreas Jeremias interprete de libras, traduziu o evento ao vivo.

Em Ilhabela, o público poderá conferir competições de futebol, damas, ciclismo, basquete, natação, vôlei, futsal, malha, handebol, vôlei de praia, beach soccer, futevôlei e beach rugby. Para ver a programação completa do evento, acesse www.jogosregionais2018.com

Competições

Apesar da abertura oficial do evento ter ocorrido na noite de quarta-feira (18), a disputa entre os atletas começou logo pela manhã.

Com 235 atletas inscritos para competir em 27 modalidades, a delegação de Ilhabela estreou no torneio em partidas de futebol, malha, badminton, basquete e vôlei de praia.

Botão Voltar ao topo