fbpx

Jacareí Rugby estreia pelo Super 16 contra o Guanabara do Rio

(Foto: Adriano Costa/Jacareí Rugby)

O Jacareí Rugby faz neste sábado (21) sua estreia no Super 16, o campeonato brasileiro de rúgbi XV. O primeiro duelo dos jacarés será contra o Guanabara (RJ), às 15h30, no Campo do Balneário em Jacareí (SP). O time é o atual campeão da modalidade e está otimista para buscar o bicampeonato neste ano.

As mudanças são poucas em relação ao time campeão no ano passado. A principal delas está no banco de reservas com Júlio Faria, eleito melhor técnico de XV e Sevens em 2017, deixando o comando da equipe para se dedicar à gestão esportiva do clube e abrindo espaço para Gabriel Cenamo, o Gabó. O novo comandante guiou o Jacareí para o terceiro lugar no Paulista deste ano e está animado com o início do brasileiro.

“A expectativa é a melhor possível. Esse tipo de campeonato demanda um grande elenco por conta das viagens, da sequência de jogos e dos compromissos da seleção brasileira. Durante o 1º semestre tivemos a comprovação de que temos um grande elenco, de muita qualidade e com certeza isso fará a diferença”, exaltou Gabó, treinador do Jacareí Rugby.

Outra mudança em relação ao ano passado é o formato do torneio. A quantidade de clubes saltou de oito para 16 equipes, que foram divididas em quatro grupos. Os dois melhores de cada um deles garante classificação às quartas de final do torneio. Na fase de grupos, os jogos serão de ida e volta, assim como nas quartas. A partir das semifinais, as disputas acontecem em jogo único com mando das equipes com melhor campanha.

Jacareí encontra-se no grupo A com Guanabara (RJ), São José (SP) e BH Rugby (MG). O novo formato do torneio terá o tempo de disputa programado para cerca de três meses, do primeiro duelo ao jogo final, com a decisão projetada para o dia 27 de outubro. Para Gabó, a duração do torneio não faz muita diferença ou traz vantagem ao time em termos de preparação.

“Não acho que isso fará muita diferença. Nosso trabalho foi planejado com progressões desde o inicio do ano e o Super 16 é visto como uma continuação de todo o trabalho que ja vem sendo feito”, analisou.

As duas equipes já se enfrentaram três vezes na história, todas elas pela Taça Tupi. Jacareí venceu todas as partidas disputadas contra os rivais e tem ampla vantagem em pontos acumulados ao longo das partidas.

Taça Ubaldo Rivero – A partida deste sábado (21) também será válida pela 1ª edição da Taça Ubaldo Rivero. O nome dado à competição é uma forma de homenagear o ex-treinador das duas equipes, Ubaldo Rivero, que faleceu no ano passado em razão de acidente automobilístico. As duas partidas da primeira fase do torneio nacional serão válidas por essa disputa particular entre as duas equipes.

O troféu será entregue ao time que obtiver melhor desempenho entre essas duas partidas. A Taça tem o objetivo de reconhecer o importante trabalho realizado pelo ex-treinador, que foi marcante para o desenvolvimento das duas equipes no rúgbi brasileiro.

Festival Infantil – Além da estreia no brasileiro, o clube enviará as equipes do SESI Jacareí Rugby M7, M9, M11 e M13 para a 2ª Etapa do Festival Infantil Paulista. O evento será realizado em São José dos Campos, no domingo (22), com disputas entre 9h e 18h.

O Jacareí Rugby tem patrocínio de Superbid, CCR Nova Dutra, Sanrad Uniformes de Rugby e Disnacon Cabos Elétricos, incentivo de CCR Nova Dutra, EDP e Wana Química, parceria com o SESI-SP Jacareí, apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, Instituto CCR, Instituto EDP, CNA Inglês Definitivo, Plani, Colégio Antônio Afonso, JP Editora, Restaurante Rancho Mineiro, Clínica Alexandre Mercadante e Tintas Duralatex, leis de incentivo Fadenp, CMDCA, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte.

Botão Voltar ao topo