fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Trilhos Pedagógicos encerra semestre com participação de 883 alunos em Pinda

Ação desenvolvida pela EFCJ em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba para difundir história da ferrovia será retomada em 1º de agosto. (Foto: divulgação)

Na quarta-feira, 20 de junho, o programa “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania”, promovido pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, completou as 25 excursões previstas para este semestre. Pela manhã, 18 alunos da Escola Municipal Padre Zezinho conheceram a ferrovia e visitaram o Parque Reino das Águas Claras.

Desde setembro de 2017, quando o projeto teve início, 1.621 estudantes de 5º ano do ensino fundamental de 50 escolas municipais participaram da ação, que tem como propósito difundir a história da EFCJ e sua importância para o desenvolvimento da região. Somente neste primeiro semestre, foram recebidos 883 alunos, além de professores e auxiliares, em 25 passeios.

Alunos da escola Padre Zezinho observando estátua dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo no Parque Reino das Águas Claras. (Foto: divulgação)

Após o recesso de meio de ano, as atividades serão retomadas em 1º de agosto para que novas turmas tenham oportunidade de saber mais sobre a estrada de ferro e sua relação com Pindamonhangaba.

O passeio vai da estação Pindamonhangaba até a parada Monteiro Lobato, em um percurso de 17 km que dura aproximadamente 45 minutos. Além de viajarem pela história da cidade através das locomotivas, as crianças conhecem também o Parque Reino das Águas Claras, que abriga figuras em cerâmica de personagens que fazem parte da obra do escritor Monteiro Lobato.

De volta à sala de aula, estudantes e docentes debatem o tema por meio da produção de textos e poesias, análise de fotografias antigas e documentos sobre os trens e a história da EFCJ.

Mais informações sobre os projetos e serviços oferecidos pela EFCJ podem ser consultadas no site www.efcj.sp.gov.br.

Veja também




Botão Voltar ao topo