fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Orquestra Jovens Urbanos de Caçapava faz concerto de estreia em São José

Projeto cultural realizado pelo GAMT, de Caçapava, reúne jovens estudantes de música de várias cidades da região. (Foto: Divulgação/PMC)

A Orquestra Jovens Urbanos, projeto cultural desenvolvido pelo GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos), de Caçapava, se prepara para sua primeira apresentação pública. O concerto de estreia da orquestra dirigida pelo maestro Cesar Pimenta será realizado no próximo domingo, 3 de junho, às 10h30, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.

O concerto, que integra a programação do mês de junho do programa “Música no Parque”, contará com a participação de dois solistas convidados: a cantora mezzo- soprano Mere Oliveira e o trombonista Tiago Azevedo.

Juntos, apresentarão um repertório que privilegia a música popular brasileira. Estão no programa as seguintes músicas: “Wave” (Tom Jobim), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Caminho das águas” (Rodrigo Maranhão), “Sá Marina” (Tibério Gaspar e Antônio Adolfo), “Cabecinha no ombro” (Paulo Borges) / “Beijinho Doce” (Nhô Pai),”Você vai gostar” (Elpídio dos Santos), “Romaria” (Renato Teixeira), Pout pourri: “Você” (Tim Maia) / “Primavera” (Cassiano), “Festa do Interior” (Moraes Moreira) e “Vassourinha” (Matias da Rocha e Joana Batista Ramos).

publicidade

A Orquestra – A Orquestra Jovens Urbanos iniciou suas atividades em março. É fruto de um projeto de iniciação musical desenvolvido pelo GAMT, em Caçapava, cuja finalidade é criar oportunidade para que estudantes de música da Região Metropolitana do Vale do Paraíba possam tocar em uma orquestra profissional. O projeto conta com o apoio da CCR NovaDutra através do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.

O grupo reúne jovens músicos, de 16 a 24 anos, de diversas cidades da região. Eles participam semanalmente de ensaios na sede do GAMT e são acompanhados pelo maestro Cesar Pimenta, diretor artístico da orquestra, e por dois professores: João Fontes Neto e Bruno Almeida Carlos.

Cesar Pimenta é bacharel em música, especializado em trompete, com larga experiência em música de concerto junto a sinfônicas no Brasil e participação em audições de orquestras em países como Estados Unidos, Israel e Chile. Tem dois discos gravados e é aluno da Escola de Direção de Orquestra e Banda – Maestro Navarro Lara (Espanha), onde está concluindo o curso para obter a titulação de Diretor de Orquestra e Banda pela Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM).

João Fontes Neto é regente da banda do Senai de Taubaté, professor da escola Fêgo Camargo e músico trompetista. Ele atua na Orquestra Jovens Urbanos como assistente de regência e professor dos naipes de sopros e banda de apoio.

Já Bruno Almeida Carlos, que também desenvolve as funções de assistente de regência e professor responsável pelo naipe de cordas friccionadas na orquestra, é músico instrumentista (viola) com participações em grandes orquestras do país e professor do projeto Guri em Campos do Jordão.

A coordenação da Orquestra Jovens Urbanos é do produtor cultural Diego Lourenço.

Sobre o GAMT – O GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) é uma Organização da Sociedade Civil, sem finalidade econômica, que há mais de 40 anos atua em Caçapava no desenvolvimento de projetos e ações nos segmentos cultura, esporte, educação e cidadania para o atendimento de crianças e jovens de Caçapava e da região.

Concerto da Orquestra Jovens Urbanos – dia 3 de junho, às 10h30, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Entrada franca. Informações: Tel. (12) 3652-8015.

Veja também




Botão Voltar ao topo