fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Francisco Piorino lança livro sobre o pindense Balthazar de Godoy Moreira

Francisco Piorino e sua mais nova obra. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O escritor, historiador, pesquisador e presidente de honra da Academia Pindamonhangabense de Letras, Dr. Francisco Piorino Filho, está prestes a lançar mais um livro sobre filhos ilustres de Pindamonhangaba. A obra mais recente fala sobre a vida e obra do professor Balthazar de Godoy Moreira.

Nascido em 13 de janeiro de 1898, Balthazar Moreira teve um papel exemplar em prol da Educação, criando diversas escolas em Pindamonhangaba e também em Marília (SP). Escritor, poeta e cronista, escreveu diversas obras, com destaque para o livro “…E os Campos do Jordão foram Pindamonhangaba”, publicado em 1969, já depois de sua morte.

Livro de Francisco Piorino (esquerda) e o uma das grandes obras de Balthazar. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Também é de grande relevância um livreto de sua autoria intitulado “Roteiro de Pindamonhangaba”, onde o professor escreveu e descreveu todo o seu amor pela sua cidade natal. Balthazar ainda escreveu diversos livros. Podemos citar, dentre eles, O castelo dos três pendões; Negro Velho de Guerra; Eu, Serafim e o Zeca; A Caminho d’Oeste; Rio Turbulento e as Aventuras nos garimpos de Cuibá”.

Crônicas rememorando o passado e ainda um livro escrito, mas não publicado, chamado Rapsódia de Pindamonhangaba, com poemas e trovas, também fazem parte das obras do professor Balthazar.

Todas essas histórias, fatos e feitos do professor, estão nessa obra escrita por Francisco Piorino. Esse 14º livro do autor, que em seus estudos e escritos, vem prezando por difundir a história daqueles que trabalharam em prol da cidade ao longo de sua existência. “Eu acho uma injustiça o mundo atual cultural de Pindamonhangaba continuar esquecendo os grandes nomes do passado”, responde em tom crítico quando o questiono sobre continuar com pesquisas e publicações “as próprias custas”.

E esse não deverá ser o último livro. Ele nos confidenciou que já está trabalhando em mais uma obra, claro, sobre mais um filho ilustre de Pindamonhangaba. Aguardemos.

O lançamento oficial do livro “Professor Balthazar de Godoy Moreira” (96 páginas), será no dia 29 deste mês, na sessão mensal da Academia Pindamonhangabense de Letras.

☎ Quem desejar comprar este ou outros livros do autor, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo fone (12) 99138-3369.

OUTRAS OBRAS DO AUTOR


Os Pindamonhangabenses da Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro (1989); Fatos em Crônicas (1989); Juó Bananéri – O Baolista de Pindamonhangaba (1992); II Jogos Regionais do Litoral (1996); 100 Anos – Centenário do Monsenhor João José de Azevedo (1998); Biografias (2001); Dom José Marcondes Homem de Mello – Arcebispo – Bispo de São Carlos (2008); O Grande Amigos das Árvores – João Pedro Cardoso (2009); Eloy Chaves (2010), Algumas Lembranças – crônicas (2011); Fatos em Fotos – De Pindamonhangaba Antiga; José Monteiro França (2015); “Dr. Pedro Leão Velloso Neto” (2016) e agora “Professor Balthazar de Godoy Moreira (2018).

Botão Voltar ao topo