fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Filho de um suicida”, padre lança livro sobre o tema

(Foto: Divulgação)

Em tempos de Crise econômica onde se destacam o desemprego e preconceito e consequentemente aumentam o risco de suicídio decorrente pela falta de esperança, dificuldades de se enquadrar no ambiente social e econômico. Edições Loyola, publica a obra intitulada E FORAM DEIXADOS PARA TRÁS – Uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio, do Padre Lício de Araújo Vale, ex-secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB (SP).

Filho de um suicida, Padre Lício aborda o assunto a partir de sua experiência pessoal e pastoral, somada a uma cuidadosa pesquisa e depoimentos que fazem do livro um instrumento de apoio para a compreensão desse tema pouco falado e que, por essa razão, tornou-se um verdadeiro tabu.

“A ideia de escrever estas páginas nasceu exatamente do desejo de contribuir para lançar luzes sobre o problema do suicídio, colaborar para que se fale mais a respeito da questão, aumentar a conscientização, partilhar como filho a experiência vivida pela minha família, cooperar com a superação do tabu em relação ao tema, defender a vida e divulgar a prevenção”, diz o autor na apresentação.

Logo no primeiro capítulo, o autor apresenta números alarmantes que estão escondidos por trás do silêncio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Dados da ONU, de 2012, mais de 800 mil pessoas, no mundo, morrem por suicídio todos os anos, sendo ele a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

A obra conta com a apresentação do Dalcides Biscalquin, apresentador da Rede Vida de Televisão, e o prefácio do psiquiatra Dr. Neury José Botega, uma das maiores autoridades sobre o assunto. Professor titular da Universidade Estadual de Campinas, fundador da Associação Brasileira de Estudos de Prevenção do Suicídio (ABEPS) e assessor científico do Centro de Valorização da Vida (CVV). “A dor causada por um suicídio é silenciada na vida das pessoas e ocultada na história das famílias. Então, sobre o que não se conversa, podemos ter a impressão de que não aconteceu e não acontece”, diz o Doutor Botega, e acrescenta “O processo do luto por um suicídio é bem mais difícil, justamente pelos sentimentos e pelo constrangimento que esse tipo de morte desperta.”.

Prevenção do suicídio não quer dizer evitar todos os suicídios, e sim evitar uma boa parcela dessas mortes. Para isso Dr. Botega sugere que memorizemos o acrônimo ROC: Risco, primeiro passo é a suspeita de que uma pessoa venha a se matar; Ouvir, segundo passo é ouvir com atenção e respeito, sem julgar e por fim, Conduzir, o potencial suicida até um profissional de saúde mental, ou seja, não ficar de braços cruzados, paralisado.

Padre Lício aborda com clareza a dor dos que ficam, dos que foram deixados para trás; a visão de diversas religiões sobre o assunto – catolicismo, protestantismo, protestantismo pentecostal, neopentecostal, judaísmo, islamismo, budismo, espiritismo, umbandismo e candomblé. Também discorre sobre um assunto que dificilmente nos é apresentado, o suicídio de líderes religiosos. Fala da retomada da vida depois do luto e dedica um capítulo inteiro para indicar onde é possível procurar ajuda.

Enfim, o objetivo da obra é trazer informações técnicas importantes sobre o tema, dados atuais e, como padre, o autor não poderia deixar de lado a sua fé. Abordar o assunto é extremamente importante para que as perguntas não sejam empecilhos, ao contrário, tornem-se caminhos para a compreensão desse tema e, quem sabe, salvação para aqueles que, no momento de desespero, veem o suicídio como única alternativa e não conseguem encontrar espaço para falar sobre isso sem serem tachados de loucos. Nessa hora, a informação, a escuta qualificada e a ausência de julgamentos podem salvar vidas.

Sobre o autor:

PE. LÍCIO DE ARAÚJO VALE é bacharel em Filosofia pela PUC-SP e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. É padre diocesano desde 1983, incardinado na Diocese de São Miguel Paulista – SP.

Foi secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB (SP) por oito anos (1996-2003).
Atualmente é pároco da Paróquia Sagrada Família de Vila Praia, São Paulo – SP.

Serviço:

Título: E foram deixados para trás – uma reflexão sobre o fenômeno do suicídio
Autor: Pe. Lício de Araújo VALE
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 136
Preço: 29,90

Botão Voltar ao topo