fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Empresas de São José vão ofertar 300 vagas para pessoas com deficiência

Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; instituição também deverá participar do evento. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Ministério do Trabalho, realiza no dia 5 de julho, o Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência (PCD). A previsão é que sejam ofertadas 300 vagas de emprego para pessoas com deficiência.

O evento é gratuito e será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), no período das 9h às 16h. O objetivo é aproximar os candidatos das vagas existentes no mercado e orientar as empresas que cumpram a legislação vigente sobre a necessidade de contratarem número mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros.

Para os técnicos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) o evento visa estreitar as relações entre os portadores de deficiência e as empresas que podem acolher essa mão de obra, com base na legislação vigente. Ou seja, empresas com 100 ou mais empregados devem reservar de 2 a 5% dos seus cargos a pessoas com deficiência física.

Além das vagas que serão ofertadas, o evento terá também orientações para capacitação profissional, por meio do Programa Qualifica, da Prefeitura de São José dos Campos. Também serão atendidos no evento beneficiários reabilitados do INSS, que buscam oportunidade de emprego.

A organização do evento é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura. Não há necessidade de inscrição prévia.

Empregabilidade

O Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência (PCD) integra uma séria de ações da Prefeitura com objetivo de permitir o acesso de trabalhadores ao mercado formal de trabalho. Exemplo disso, foi a recente Feira de Empreendedorismo e Trabalho, que recebeu cerca de 4 mil pessoas, no CEF, onde foram oferecidas vagas de emprego, palestras e cursos de capacitação. Outra iniciativa que está sendo implementada é o programa Pró-Trabalho, que oferece bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000.

Outra frente de apoio para a capacitação de trabalhadores para o mercado, são os cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Qualifica, inclusive para pessoas com deficiência. Os cursos do Programa Qualifica são gratuitos.

Parceria

O evento é promovido por meio da uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho, com apoio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e as associações: Aaflap (Associação de Apoio aos Fissurados Lábio – Palatais), Asin (Associação Síndrome de Down) e Sorri – São José dos Campos.

Legislação

A lei n. 8213, artigo 93, de 1991, institui a obrigatoriedade de reserva de postos a portadores de deficiência, fixando os seguintes percentuais:

Empresas com 100 ou mais empregados devem reservar de 2 a 5% dos seus cargos a pessoas com deficiência física. Empresas com até 200 empregados devem cumprir uma cota de 2%, de 201 a 500 empregados, a cota é 3%, de 501 até 1000 empregados, 4% e, acima de 1000, 5%.

Mais informações:

Central 156

CEFE

Av. Olivo Gomes 250, Santana, ao lado do Parque da Cidade

Cursos Qualifica

www.sjc.sp.gov.br/qualifica

Botão Voltar ao topo