fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cruzeiro: Cerest e as ações socioeducativas que promove a saúde do trabalhador

Você sabia que os acidentes e as doenças do trabalho atingem milhares de trabalhadores todos os dias? Este fato traz sofrimento para as famílias e prejuízo para o país. Promover e proteger os trabalhadores por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos, agravos, condições e ambiente de trabalho é o papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), unidade regional de Cruzeiro.

O Cerest é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), criado pelo Ministério da Saúde. A unidade de Cruzeiro oferece apoio técnico para mais 17 cidades da região. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância, o Cerest garante o diagnóstico e assistência em caso de doenças relacionadas ao trabalho, além de acidentes no exercício da ocupação ou fora dela. Podem utilizar o Cerest todos os trabalhadores das áreas rural e urbana, autônomos, domésticos, aposentados ou demitidos vindos do mercado formal/informal e pessoas com suspeita de doença do trabalho.

O encaminhamento do trabalhador que busca o atendimento do Cerest deve ser feito pelas unidades de saúde, hospitais, sindicatos, empresas, outros serviços ou por iniciativa própria – que será atendido através da guia de referência. O Cerest de Cruzeiro fica na Av. Jorge Tibiriçá (Rua 3), nº 937 – centro.

Botão Voltar ao topo