fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Banco de Leite Humano já conta com mais de 12 litros em Caraguatatuba

A conquista é resultado do empenho de 22 mães doadoras que não se importaram em partilhar do seu grande tesouro. (Foto: Lucas Camargo/PMC )

Em duas semanas de coleta, o Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba já conta com mais de 12 litros de leite humano armazenado. A conquista é resultado do empenho de 22 mães doadoras que não se importaram em partilhar do seu grande tesouro.

Todas as candidatas à doação passam por uma triagem protocolada pela Rede de Banco de Leite Humano, Instituto Fernandes Figueira (IFF) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.

Ana Paula Nunes, 24 anos, é uma das 40 doadoras já cadastradas no BLH que já conseguiu concretizar a doação. Mãe de Ester, de 34 dias, conseguiu doar à unidade cinco frascos de leite materno. A quantidade gerou um total de 1, 25 litros de leite materno, o suficiente para alimentar 10 recém-nascidos.

O pai, Natanael Euzébio Souza, conta que considera esta doação muito importante; já que, quando Ester nasceu, também foi muito difícil ao casal. “Minha esposa demorou cinco dias para poder armamentar. Por conta disso, nossa filha teve que tomar fórmula; pois, na época, ainda não existia o Banco de Leite em Caraguatatuba”, conta Natanael que já precisou da ajuda que oferecem hoje.

A mãe define em poucas palavras a alegria que sentiu em poder doar: “Eu me sinto muito privilegiada em poder trazer este benefício à minha filha e também à outras crianças; pois eu sei da importância do leite materno”, avalia.

Doações
Em menção ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio, o Banco de Leite Humano de Caraguatatuba iniciou uma campanha de arrecadação de potes de vidro com tampa de plástico para armazenamento do leite recebido.

As mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, poderão entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança. Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.

Veja também




Botão Voltar ao topo