fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela: Comtur apresenta projeto do Complexo Turístico Parque das Cachoeiras

Reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), aconteceu no auditório do Paço Municipal. (Foto: Divulgação/PMI)

O desenvolvimento do projeto do Complexo Turístico do Parque Municipal das Cachoeiras da Prefeitura de Ilhabela foi apresentado ontem (19), na reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), no auditório do Paço Municipal.

A reestruturação da área possibilitará a recuperação de um importante atrativo do turismo do arquipélago, preservará a Mata Atlântica e incentivará a educação ambiental, além de enfatizar o reposicionamento turístico da cidade como destino de natureza, permitir a redução da sazonalidade, ofertar opções de passeios em dias de chuva e fomentar o segmento do ecoturismo.

A ação tem como objetivo proteger e preservar o ecossistema do local, zelar pela preservação de seus recursos naturais, contribuir para a proteção da estrutura histórico-cultural que há na área e proporcionar oportunidades controladas para uso público envolvendo educação, ecoturismo e pesquisas científicas.

O potencial turístico do parque envolve seus exuberantes recursos naturais vindos da Mata Atlântica, uma rica fauna e belas cachoeiras, em destaque a Cachoeira da Água Branca, responsável pela produção e distribuição de energia elétrica da cidade no período de 1958 até o final da década de 1960.

A atual Administração busca incrementar a visitação pública do lugar, reestruturando o espaço e criando novos atrativos que envolvem atividades indoor e outdoor.

As principais ações do projeto incluem a reforma do prédio, onde existia o Museu Náutico, transformando-o em um local para atividades indoor, entre elas parede de escalada, simulação de arvorismo e rapel; reforma e ampliação do Viveiro de Mudas “Aroeira” para visitação turística e contato com espécies da Mata Atlântica; reestruturação de trilhas; construção de torre de observação de árvores; circuito de arvorismo; deck para prática de rapel com acessibilidade para observação na base da Cachoeira da Água Branca.

Outra importante composição do projeto é o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), uma área isolada destinada à recuperação da fauna que poderá ser observada pelos visitantes através de câmeras.

O biólogo Patrick Pina, também responsável pelo projeto, declara que o CRAS fará um trabalho inédito no Litoral Norte.   “Eu sempre ouço falar que na região não há um lugar específico para o tratamento de animais silvestres.

Fico muito feliz por participar desta iniciativa inédita. Nós conhecemos a demanda atual. Se um animal sofrer um acidente não terá um destino direto para ser atendido; mudar essa realidade é um grande prazer”, disse Pina.

Para a também bióloga e participante do projeto, Ana Paula Bouéri, o CRAS envolve diversos benefícios. “O interessante é que o Centro de Reabilitação é misto, não só de gestão, mas de objetivos. Existe a parte ambiental da preservação, da recuperação de um animal silvestre. Há o lado educacional, onde os visitantes recebem educação ambiental, além da atividade turística que traz a possibilidade do público ter acesso a esse projeto. Então essa união da educação ambiental, preservação e turismo mostra o diferencial do projeto”, explica Bouéri.

Também dentro do complexo será edificada a nova sede do Parque Estadual de Ilhabela (PEIB), contemplando um centro de visitação, sede administrativa e polo de pesquisas com abrigo à pesquisadores e estagiários. Com esta parceria, o Parque Estadual passa do antigo prédio da cadeia e fórum, hoje sede do PEIB, para abrigar o museu histórico de Ilhabela sede do projeto Museu em Rede a ser efetivado pela Secretaria de Cultura.

O prefeito Marcio Tenório afirmou que o projeto atende mais uma conquista do plano de governo, dando atenção ao Meio Ambiente, ao Ecoturismo e à Cultura. “Ilhabela tem o compromisso de ser o melhor destino de natureza até 2020 e o Parque das Cachoeiras será um dos mais completos centros de ecoturismo do Brasil”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, declarou ser mais uma etapa do planejamento sendo cumprida. “Estamos no caminho correto, reafirmando nosso novo lema Ilhabela Vida Natural com um projeto estruturado de quem se preocupa com a natureza, o meio ambiente e principalmente com um produto turístico que aumentará ainda mais o combate à sazonalidade”, observou.

O projeto do Complexo Turístico do Parque das Cachoeiras é uma ação da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Planejamento Urbano, Obras e Habitação e Meio Ambiente, CT Ecoturismo, Parque Estadual da cidade e Conselho Municipal de Turismo.

O plano executivo do projeto será entregue para aprovação dos órgãos responsáveis até o próximo mês.

Botão Voltar ao topo