fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Crianças da região sudeste de São José ganham escola com 750 vagas

Alegria dos alunos marca o início das aulas no Cedin Maria Aparecida Segolin Rezende, no Pinheirinho dos Palmares, nesta segunda-feira, dia 16. ( Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

As famílias moradoras da região sudeste ganharam, nesta segunda-feira (16), mais uma escola infantil, com capacidade para 750 alunos com idade entre 0 e 5 anos.

O novo Centro de Educação Infantil (Cedin) Maria Aparecida Segolin Rezende da Prefeitura de São José dos Campos, localizado no Residencial Pinheirinho dos Palmares, atende as crianças dos bairros Vila Adriana, Pernambucano e região.

A segunda-feira começou cedo para os pequenos alunos do novo Cedin, a partir das 7h as crianças começaram a chegar para o primeiro dia de aula. Alunos e pais foram recebidos na nova escola, que agradou a dona de casa Damiana Florença da Silva, de 47 anos, que é mãe do Ruan Silva Linhares, de 5 anos, aluno da unidade.

“Essa inauguração facilitou a minha vida, porque fico mais perto do meu filho. Ele estudava no Putim e precisava ir de van. A estrutura está ótima para receber as crianças”, disse Damiana.

“Todos estavam muito ansiosos para a escola abrir, recebemos as crianças com muita alegria, a escola é para elas. E ver a alegria no rostinho delas, com tudo novo, os brinquedos e as salas, é muito bom”, afirmou a professora do Pré II, Jéssica Cristina.

O Cedin possui cerca de 2.860 m² de área construída e oferece espaço com 10 berçários com solários individuais, salas de apoio para higienização dos bebês e sanitários, 9 salas de aula para educação infantil, pátio, playground, cozinha, refeitório e estrutura administrativa.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, a nova escola de Educação Infantil entregue à comunidade do Pinheirinho é a realização de um trabalho conjunto em prol da educação de qualidade, e oferece às crianças a oportunidade de se desenvolverem em um ambiente confortável e com segurança.

Novas vagas

Para atender a demanda por escolas infantis na cidade, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, assinou neste mês convênio de parceria com o Governo do Estado para a construção de duas novas escolas de educação infantil.

As unidades infantis irão atender cerca de 600 crianças de famílias moradoras dos bairros Paineiras I (região leste) e Bosque dos Eucaliptos (região sul). Cada unidade deverá receber cerca de 300 alunos, com idades entre 0 e 3 anos, a partir do próximo ano. O convênio das duas construções é de cerca de R$5,4 milhões.

O bairro Setville Altos de São José, também na região leste, receberá uma nova unidade, que está em construção. Mais de 200 crianças serão atendidas no local, que é de responsabilidade da Setcorp Empreendimentos, responsável pelo investimento como contrapartida de seu negócio imobiliário.

Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local. O projeto das obras e o cronograma de atividades está sendo definido pela Prefeitura.

A rede de ensino de São José passa por obras de construção e ampliação das escolas. Essas melhorias deverão gerar 3.880 novas vagas na educação infantil, em comparação com o ano passado, são quase 200 vagas geradas a mais.

Seis escolas infantis deverão passar por reforma e ampliação durante este ano em toda rede.

As melhorias têm por finalidade oferecer mais conforto e segurança aos alunos, entre as benfeitorias estão: ampliação de salas de aula, reformas nos banheiros, refeitórios e áreas de recreação das escolas e readequação dos espaços das unidades.

Na região sul da cidade, as melhorias serão na Emei José Antero Cursino dos Santos, no Jardim Satélite; no IMI Diméia Maria Ferreira Diniz, no Campo dos Alemães; e no NEI Jardim Morumbi. Já na região leste, a Emei Luiz Sundfeld, no Galo Branco; e a IMI Arminda Locatelli de Macedo, na Vila Tesouro serão reformadas; além da Emei Elza Maria Dias Mendonça, no Monte Castelo, região central.

Balanço

Em 2017 foram entregues para a população quatro novas unidades infantis. Atualmente as escolas atendem cerca de 1.500 alunos dos bairros Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Botão Voltar ao topo