CIAPI promove Torneio de Bocha Adaptada para idosos em Caraguá

A disputa reuniu nove atletas entre idosos e cadeirantes e teve o objetivo de lançar a modalidade bocha adaptada sentada para os frequentadores ou não do Ciapi. (Fotos: Cristiane Demarchi /PMC)

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), de Caraguatatuba, realizou na manhã dessa sexta-feira (13), o 1º Torneio de Bocha Adaptado para idosos, na sede, no Jardim Jaqueira.

A disputa reuniu nove atletas entre idosos e cadeirantes e teve o objetivo de lançar a modalidade bocha adaptada sentada para os frequentadores ou não do Ciapi.

Um dos participantes, Antonio Fagundes, 80 anos, nunca havia praticado esse esporte. “A experiência me remeteu aos tempos de criança. Brincar é muito bom”, contou.

Já Alcides Aparecido de Souza, 58 anos, cadeirante, considerou um ótimo exercício para os braços. “Não cansa e me proporcionou uma atividade diferente e agradável”, avaliou.

O secretário Leonardo Macedo ressaltou que o foco da gestão Aguilar Junior é a humanização e o torneio veio ao encontro deste pensamento ao integrar os frequentadores do CIAPI com outros que não. “Queremos trazer a população para frequentar os espaços públicos”, declarou Macedo.

O campeão do Torneio de Bocha Adaptado para idosos foi Benício Matheus, 80 anos. “Mais que jogo, foi diversão”, disse.

Participaram como organizadores os diretores, Marcio Prado e Thiago Rezende de Almeida, o coordenador, Neyllor Rodrigues Martins, e os professor de Educação Física, Douglas Fabiano e Rodrigo Brandt.

No primeiro plano, nove bochas ou bolins de cores variadas em torno de um quadrado azul, dividido em quatro partes, marcado no chão. Em pé o juiz, homem com o escrito Sepedi nas costas da camiseta, que mostra um sinal azul para dois jogadores (homens) à sua frente sentados.

Botão Voltar ao topo