fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté tem duas mortes confirmadas por influenza

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma a morte de duas pessoas por influenza este ano. As mortes ocorreram em fevereiro e a investigação teve início a partir das necrópsias realizadas pelo SVO (Serviço de Verificação de Óbitos).

A primeira vítima é um bebê, do sexo feminino, com três meses. O óbito ocorreu em 9 de fevereiro e os exames deram positivo para o vírus H3N2. A segunda vítima é uma idosa de 70 anos. O óbito foi registrado em 16 de fevereiro e os exames também deram positivo para o vírus H3N2.

As mortes confirmadas reforçam o alerta para a circulação ininterrupta dos vírus de influenza desde o ano passado. Foram registradas em 2017 um total de 13 mortes por influenza no município, sendo a última delas em 21 de dezembro. Do total de mortes, 8 foram pelo vírus H3N2 e 5 pelo vírus Influenza B.

As investigações do SVO levantaram mais três casos de mortes suspeitas de influenza em Taubaté desde o início deste ano. A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado dos exames enviados para o Instituto Adolfo Lutz. O caso suspeito mais recente é de um jovem de 19 anos que morreu em 15 de março.

Nesta quarta-feira, dia 21 de março, acontece um treinamento sobre influenza destinado a profissionais dos centros de controle de infecções das unidades de urgência e emergência do município, bem como de hospitais.

O objetivo do treinamento, a partir das 14h30 nas instalações do campus do Bom Conselho da Unitau (Universidade de Taubaté), é fortalecer as ações de detecção e notificação de casos suspeitos de influenza em Taubaté. A cidade é uma das unidades sentinela para o monitoramento de casos de influenza no Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 16 de abril a 25 de maio de 2018, sendo 05 de maio, o dia de mobilização nacional. Taubaté atingiu 101,3% de cobertura vacinal na campanha do ano passado, com mais de 62 mil doses da vacina aplicadas.

publicidade

Botão Voltar ao topo