fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté expõe as conquistas do movimento LGBT e Feminista

A exibição está distribuída em 5 paredes, ao final, três vídeos cedidos pelo Museu da Pessoa com depoimentos de membros da comunidade LGBT, falando um pouco sobre suas histórias de vida. (Foto: João Rodrigues/Sesc)

Está sendo confeccionado ao vivo no Sesc Taubaté uma Linha do Tempo com as maiores conquistas do movimento LGBT e feminista. A instalação visual está localizada na área de convivência da unidade e é desenvolvida pelo artista e designer Mauro Taschetto utilizando a técnica Lettering.

A curadora da instalação, Bruna Bastos, animadora cultural do Sesc conta que neste mês a programação vai apresentar o tema Gênero e Sexualidade e dentre as atividades propostas, acontece a exposição Linha do Tempo LGBT e Feminista. “A linha do tempo conta as conquistas feministas e da comunidade LGBT apresenta passagens sobre o modo como a homossexualidade e o feminino foram compreendidos ao longo da história e por diferentes culturas”, explicou.

A exibição está distribuída em 5 paredes, ao final, três vídeos cedidos pelo Museu da Pessoa com depoimentos de membros da comunidade LGBT, falando um pouco sobre suas histórias de vida.

A linha do tempo se inicia no ano de 1200 A.C, no Egito. Diversos pesquisadores e historiadores afirmam que a homossexualidade foi praticada em diversas civilizações ao longo da história.

publicidade

A obra ainda passa pela índia e império greco-romano e mostra também a trajetória das mulheres na Antiguidade greco-romana como na Idade Média cristã, o silêncio da história sobre as mulheres é significativo. As mulheres não podiam aparecer publicamente, a não ser como figurantes mudas ou a título de exceção – as mulheres ‘excepcionais’, heroicas, santas ou escandalosas. A ultima parede mostra as conquistas contemporâneas do movimento LGBT e feminista.

A instalação fica exposta no Sesc Taubaté até o final de abril e tem entrada gratuita. O horário de visitação é de terça a sexta das 9h às 21h30 e sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30.

O projeto Gênero e Sexualidade pretende destacar a importância de descondicionar o olhar para percebermos entre nós semelhanças e singularidades, bem como a importância de respeitá-las e valorizá-las. A alteridade, o exercício de se colocar no lugar dx outrx e relatos de histórias de vida foram os motes inspiradores para o especial de março.

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo