fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté e Federação Paulista de Desportos para Cegos realizam o VIII Jogos Paulista

(Foto: Divulgação/Sesc)

No período de 23 a 25 de março o Sesc Taubaté realiza o VIII Jogos Paulista Sesc / FPDC – Federação Paulista de Desportos para Cegos, com vivências e competições esportivas voltadas à integração e ao conhecimento das necessidades rotineiras dos deficientes visuais.

As atividades iniciam no dia 23, às 19h, com a Cerimônia de Abertura e entrega do Premio São Paulo, que gratifica os melhores de atletas de cada modalidade dos torneios realizados em 2017, e do Prêmio Fabiana Sugimori, que é conferido ao melhor atleta do ano. Fabiana, homenageada com o nome do prêmio, é bicampeã paraolímpica de natação em Sydney – 2000 e Atenas – 2004.

No dia 24 e 25, às 8h, será realizado o Torneio de Goalball, esse esporte foi desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paraolímpico não adaptado.

Foi criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos.

Também no dia 24, as atividades vão começar às 8h com a Clínica de Natação, onde o nadador paraolímpico, Carlos Farrenberg, ira ensinar aos participantes métodos e estratégias de adaptação da natação voltada para o treinamento de pessoas com deficiência.

Às 10h acontece a Clínica de Para-Atletismo e Formação de Guias de Corrida com Luiz Marcelo da luz e Fábio Luiz Breda, diretor técnico da Federação Paulista de Desporto para Cegos.

Serão ensinadas técnicas e métodos de como ser guia de corrida de atletas cegos e de como adaptar o atletismo para pessoas com deficiência. No mesmo horário também acontece o Torneio Inclusivo de Xadrez, onde pessoas com deficiência visual e pessoas sem deficiência vão competir nessa modalidade.

Cerimônia de Abertura e entrega do Prêmio Fabiana Sugimori:

Dia 23, às 19h

Entrada gratuita

Torneio de Goalball

Dia 24 e 25, às 8h

Entrada gratuita.

Clinica de Natação

Dia 24, às 8h

Entrada gratuita com vagas limitadas

Clínica de Para-Atletismo e Formação de Guias de Corrida

Dia 24, às 10h

Entrada gratuita com vagas limitadas

Torneio Inclusivo de Xadrez

Dia 24, às 10h

Entrada gratuita com vagas limitadas.

Botão Voltar ao topo