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SAMU em Pindamonhangaba é aprovado pela Comissão do Estado, afirma prefeitura

SAMU de Pindamonhangaba nunca deixou de atender os munícipes que ligaram para o 192, e que a mudança foi e será apenas documental. (Foto: PortalR3)

Na última quinta-feira (15), a CIB – Comissão Intergestores Bipartite – do Estado de São Paulo aprovou e homologou a inclusão de Pindamonhangaba no SAMU Regional de Guaratinguetá e o desligamento do SAMU Regional do Vale do Paraíba e Região Serrana, coordenado pelo consórcio CISAMU.

Com essa aprovação, o SAMU de Pindamonhangaba poderá se habilitar junto ao Ministério de Saúde e receber, em breve, recursos para custeio dos serviços. Esse foi o último trâmite burocrático para que Pindamonhangaba inicie sua atuação por meio da regulação com o SAMU de Guaratinguetá. A publicação no diário oficial está programada para até o dia 21 de março deste ano. Na semana passada, Pindamonhangaba já havia passado pela aprovação regional da CIR – Comissão Intergestores Regional.

Importante destacar que mesmo com os trâmites burocráticos em andamento, o SAMU de Pindamonhangaba nunca deixou de atender os munícipes que ligaram para o 192, e que a mudança foi e será apenas documental.

Os próximos passos serão reuniões, na próxima semana, entre a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá e a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, junto com sua equipe técnica, para treinamentos com a central de regulação de Guará e inclusão de equipamentos. De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura de Pinda, Valéria dos Santos, ao final dessas ações, a regulação passará a ser realizada, de fato, por meio de Guaratinguetá.

Com a homologação, as unidades móveis (ambulâncias) serão inseridas no SAIPS – Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – já no mês de abril. O SAIPS tem o objetivo de aperfeiçoar as solicitações de transferências de recursos financeiros ou credenciamento/habilitação de serviços necessários à implantação de políticas em saúde; permitindo transparência, agilidade, organização e monitoramento das solicitações.

A partir daí, a Prefeitura de Pindamonhangaba poderá solicitar a habilitação das ambulâncias no Ministério da Saúde.

O prefeito Isael Domingues destacou que, mesmo durante este processo, o atendimento do SAMU continuará sendo realizado junto à população através do número 192. “Administrar é pensar na população e na proteção do dinheiro público. Sem dúvidas, o instrumento SAMU traz um grande ganho para a população de Pindamonhangaba”, avaliou.

Em que casos devo chamar o SAMU?
– Dores no peito de aparecimento súbito
– Situações de intoxicação ou envenenamento
– Queimaduras graves
– Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto
– Queda acidental
– Crises convulsivas (ataque, convulsão)
– Acidentes de trânsitos com atropelamento
– Traumas (tórax, abdomem, crânio e fraturas)
– Perda de consciência (desmaio)
– Sangramentos, hemorragias

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