fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Provas de natação serão um dos destaques do Aloha Spirit em Ilhabela

(Foto: Alexandre Socci/Divulgação Aloha Spirit)

O maior evento de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit, não poderia deixar de contar com as provas de natação como um de seus destaques. Com três etapas a serem disputadas, Ilhabela sediará o campeonato de 23 a 25 de março, com importantes provas em várias distâncias.

Neste Aloha Spirit Festival 2018, o destaque vai para a disputa Water Relay, um revezamento, e natação em águas abertas, com 3,8 km de percurso, valendo como seletiva para o novo evento no Arquipélago de Alcatrazes.

A direção técnica será do experiente Samir Barel, um dos principais nomes da maratona aquática no Brasil, Top 10 do Grand Prix Mundial da FINA, em 2013, e com grande vivência internacional, tendo disputado provas emblemáticas como a travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e França (36 km), Volta à Ilha de Manhattan/EUA (45 km), Capri-Nápoles/Itália (36 km) e Santa Fé-Coronda/Argentina (57 km).

“Nossa grande preocupação é oferecer a melhor estrutura para os atletas, sempre visando a segurança. Procuro estudar e aprender ao máximo para trazer o melhor para os participantes”, afirmou Barel. Atual diretor da Academia Elo, em Campinas (SP), continua competindo, sobretudo em provas longas.

Nesta 1ª Etapa do Aloha Spirit serão três as provas de natação. No sábado, logo às 8h, acontecerá a disputa do 1,5 km, com saída da praia do Perequê, onde será montada a arena do evento.

Depois, às 11h45, e com transmissão ao vivo pela TV Aloha, será disputado o Water Relay, revezamento composto por cinco atletas, sendo obrigatório, no mínimo, uma mulher (cada competidor deve completar 200m). Já no domingo, a esperada prova do 3,8 km, com início às 7h30, também será transmitida pela TV Aloha.

A prova do 3,8 km classificará os três melhores atletas por categoria para o Desafio Alcatrazes pelo ranking do Aloha Spirit Festival 2018, que também terá etapas em Cabo Frio (RJ) e Brasília (DF). “Além do ranking, o nadador deverá ter cumprido uma das três provas no tempo mínimo de 1h45”, disse Barel.

Entre os destaques femininos estão: Thais Fernandes Sant’Ana, tricampeã da Maratona 14 Bis; Bruna Bumachar, vencedora da etapa Ilhabela 2017 e Marta Mitsui, que já fez o Canal da Mancha. Já no masculino os destaques são Artur Pedroza, bicampeão da 14 Bis; Marcos Campos Rodrigues, campeão da Maratona Capri-Nápoles amadora, na Itália, e tetracampeão da 14 Bis; Marcos Fraccaro, campeão do Circuito Aloha em 2016 e Diogo Milani Zoppi, pódio em todas as etapas do Aloha Spirit, além de e Harry Finger, que também já completou o Canal da Mancha, estão entre os favoritos.

Na areia

Com a chancela de maior evento de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit Festival também terá ações na areia. O slackline será uma das atrações com demonstrações, disputas e oficinas de aprendizagem para o público.

O Desafio Gibbon será organizado pela Gibbon Slacklines, marca referência mundial na área, presente em mais de 40 países e responsável pela “construção” da comunidade do esporte no Brasil. Serão três atividades no sábado e domingo no Espaço Aloha Spirit Slackline.

No sábado, dia 24, das 12h às 13h, será realizado o Desafio Best Combo, uma demonstração com atletas profissionais, na modalidade Trickline, valendo uma fita profissional Gibbon Slacklines.

No sábado (24) e domingo (25), das 8h às 20h, será realizada a oficina de slackline, uma área com fitas para iniciantes e orientações de um atleta profissional. Também no sábado, das 8h às 20h, será promovido o Desafio 10 Segundos. Serão contabilizadas todas as pessoas que conseguirem ficar em pé sobre uma fita de slackline.

“O Desafio será contabilizado em um placar e depois será comparado com as outras etapas. O evento com o maior número de pessoas ganha um prêmio ao final de 2018”, informa o empresário Conrado Menezes, da Gibbon Brasil. Os desafios são gratuitos e, para participar do Desafio Best Combo, é necessário inscrição prévia pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 98225.0929 (WhatsApp), enviando nome completo e RG até hoje (20).

O Aloha Spirit Festival também terá disputas de Va’a/canoa polinésia, OC6, OC2 e OC1, Surfski individual ou duplas, Waterman, Apneia, Stand Up Paddle profissional e amador e Paddleboard. Além das disputas esportivas, o evento contará com atividades culturais, como o Festival Aloha Spirit de Cinema.

Aloha Spirit

O arquipélago será palco da primeira das três etapas da 10ª edição do Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos da América Latina e a expectativa é reunir cerca de quatro mil pessoas durante as disputas, incluindo os atletas.

A competição, que fez história ao criar no Brasil um novo conceito de esportes aquáticos, tornou-se o maior evento do gênero em toda a América Latina e um dos três principais do mundo (os outros dois são realizados no Havaí e na Califórnia – EUA).

O Aloha Spirit é uma realização da Associação Magna de Desportes com produção da Ecooutdoor e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Botão Voltar ao topo