fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Morador de São José dos Campos tem morte suspeita por febre amarela

A Prefeitura de São José dos Campos informa que nesta sexta-feira (9) foi enterrado, na cidade, o primeiro caso suspeito de morte por febre amarela de um morador que, possivelmente, contraiu a doença no município.

Trata-se de um homem de 40 anos, do bairro Bonsucesso, morador da região norte da cidade, que deu entrada no Hospital Municipal na terça-feira (6), vindo a óbito na quinta-feira (8). O resultado oficial da confirmação da causa da morte, que é analisado pelo Instituto Adolfo Lutz, demora em média 40 dias para sair.

L.C.S. foi internado no Hospital Municipal com quadro de febre, dor de cabeça, vômito, fraqueza e falta de apetite. Em dois dias, seu quadro de saúde piorou, apresentando rápida falência múltipla dos órgãos. Sua morte foi atestada na manhã desta última quinta-feira (8), sendo a hipótese mais provável a febre amarela.

De acordo com familiares, o paciente não havia se vacinado. Ele trabalha em uma fazenda no bairro do Turvo, próximo da sua residência. A região do Bonsucesso faz parte do chamado corredor ecológico, onde já foram encontrados este ano três macacos mortos – todos apresentaram resultado positivo para a febre amarela.

publicidade

Na região de sua residência, a Prefeitura já realizou quatro ações de vacinação, casa em casa, desde novembro do ano passado, onde 90% da população foi imunizada.

Nesta sexta (9), uma equipe volante da UBS Bonsucesso está fazendo novo bloqueio vacinal e distribuindo repelentes para pessoas que não podem receber a vacina nas proximidades de sua residência e do local onde ele trabalhava. A ação envolve também uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que está prestando orientações para a população.

Outra morte
Este é o segundo óbito registrado em São José neste ano. M.J.B., de 28 anos, foi internado no Hospital Municipal com quadro de doença infecciosa aguda no dia 8 de janeiro e veio a óbito na noite de 10 de janeiro. No entanto, ele contraiu a doença fora do município – passou as festas de fim de ano em Mairiporã, cidade da grande São Paulo onde havia surto da doença. O resultado do exame foi confirmado pelo Adolfo Lutz no dia 31 de janeiro.

Além dos dois óbitos, São José dos Campos registrou também neste ano mais dois casos de pacientes homens, que tiveram alta hospitalar e passam bem. Ambos contraíram a doença fora do município.

Campanha contínua
A Prefeitura reforça que a vacinação contra a febre amarela, uma doença infecciosa grave, continua nas 40 unidades básicas do município, das 9h às 15h. Para se vacinar basta apresentar a carteira de vacinação (se tiver) ou documento com foto.

Em toda a cidade, considerando os últimos 10 anos, já são mais de 450 mil pessoas vacinadas, 70% do público alvo.

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo