fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mais de 500 educadores participam da Conferência Nacional em São José

Participantes da Conae foram acolhidos na abertura da Conferência com orquestra de escola municipal; evento segue neste sábado (24) e reúne mais de 500 pessoas. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Etapa Intermunicipal da Conae (Conferência Nacional de Educação) teve início na tarde desta sexta-feira (23), em São José dos Campos, e segue neste sábado (24), no Cefe (Centro de Formação do Educador) com mais de 500 participantes, entre educadores e membros da sociedade civil.

A Conae é um espaço democrático aberto para que todos possam participar do desenvolvimento da educação do país.

A abertura da Conferência contou com a apresentação da Banmoa (Banda Marcial), da Emef. Profº Moacyr Benedicto de Souza, do Campo dos Alemães (região sul), que entoou o hino nacional e músicas populares nacionais e internacionais para acolher o público presente. Em seguida, autoridades realizaram a abertura oficial do evento, que tem participação de representantes de 21 cidades da região.

Nesta etapa, os participantes irão discutir os oito temas propostos pelo documento. Entre os temas tratados pelo documento de referência estão: diversidade, direitos humanos, justiça social, gestão democrática, a valorização dos profissionais da educação, entre outros.

“Acho muito importante para a nossa rede municipal de educação sediar este evento. Como educadora, posso enxergar o quanto a questão e situação da Educação é ampla e refletir questões a nível nacional. O nosso foco é sempre o aluno, tudo que refletimos é pensando no bem-estar deles e toda essa discussão poderá resultar em melhorias diretas para eles”, disse Inês Sousa Silva, professora dos anos iniciais da Emef Profª Sebastiana Cobra, do Jardim das Indústrias (região oeste).

Para técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, a Conae reúne pessoas preocupadas com a educação em um debate democrático, com a responsabilidade de fazer uma educação cada dia melhor, além de marcar o início de uma grande parceria entre todos os participantes presentes na Conferência.

Os educadores da rede participaram de momentos de estudo e discussão do documento de referência da Conae em preparação ao evento. A Conferência foi organizada por uma comissão regional que conta com representantes de outras cinco cidades, que são: Jacareí, Taubaté, Tremembé, Paraibuna e Caraguatatuba.

A Conae busca consolidar o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação realizando monitoramento e avaliação. Além disso, visa propor políticas públicas para garantir o direito à educação de qualidade.

Botão Voltar ao topo