fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Kits de energia solar serão instalados nas Comunidades Tradicionais de Ilhabela

Foram solicitadas placas para Castelhanos e comunidades que ainda não possuem o serviço. (Foto: Divulgação/PMI)

A Comunidade Tradicional Caiçara de Ilhabela Baía de Castelhanos será a primeira das comunidades a receber a instalação dos kits de energia solar.

Dentre as localidades que compõe a Baía de Castelhanos, a região conhecida como Canto do Ribeirão será a primeira beneficiada.

O projeto prevê a implantação de um sistema individual de energia elétrica, através de placas solares para as casas dos caiçaras e prédios das comunidades, como escolas e igrejas.

A instalação dos kits de energia solar é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e colaboração das associações das comunidades.

Foram solicitadas placas para Castelhanos e comunidades que ainda não possuem o serviço, assim como melhorias nas placas solares da Ilha da Vitória.
A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini, destaca que “atender as comunidades tradicionais faz parte do Plano de Governo da atual administração”.

Já o prefeito Márcio Tenório salientou ter sido por meio do atual Plano de Governo que a valorização desse grupo de moradores se tornou uma das prioridades. “É um grande orgulho levarmos infraestrutura, obras e melhorias para as comunidades que sonharam por anos com atenção de seus gestores”, disse.

A instalação das placas de energia solar vai ocorrer por meio do Programa Universalização. A Elektro, concessionária local, ficará responsável pela manutenção.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Placas solares

Os painéis solares geram energia elétrica grátis a partir do sol e de forma muito simples, sem mecanismos móveis, sem gerar resíduos e sem necessidade de manutenção.

O painel solar é o principal componente de um sistema de energia solar e é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol. Quando o sol atinge a célula os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica.

Botão Voltar ao topo