fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela cresce 914 posições no ranking nacional do IOEB 2017

Arquipélago saltou da posição 1357, que ocupava em 2015, para o posto 443

Ilhabela saltou, em 2017, para a posição 443 do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira); cresceu no ranking nacional, em que ocupava apenas a posição 1357, em 2015, uma evolução de 914 posições.

Em 2015 o índice geral foi de 4,8 e em 2017 subiu para 5,1, uma melhora de 0,3. Ilhabela está acima da média nacional, de 4,7. O IOEB varia de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais. Esses resultados serão analisados pela equipe técnica de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação.

Ilhabela tem a melhor taxa de atendimento na Educação Infantil do Litoral Norte. Pelo IOEB, Ilhabela tem a taxa de 6,3, enquanto a de Caraguatatuba é de 5,7; São Sebastião é 5,6, Ubatuba 4,0 e no Brasil é 4,3.

O IOEB é uma ferramenta criada pelos mesmos idealizadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que usa o Estado ou o município como unidade de análise e envolve os alunos de todas as redes de ensino e também aquelas crianças em idade escolar, mas que estão fora da escola. Já o IDEB está focado nas escolas e envolve apenas os alunos que participam de alguma rede de educação.

O IOEB serve para olhar o município como um todo, o que permite um maior controle social sobre as qualidades educacionais ofertadas. Atualmente o IOEB é gerido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), uma organização sem fins lucrativos.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, e a secretária de Educação, Yeda Lopes, comemoram o resultado. “Esses resultados nos estimulam a promover a melhoria da qualidade do ensino em nosso município. Vamos avançar ainda mais nos próximos anos, conforme previsto em nosso plano de governo”, afirmou o prefeito.

“A Secretaria Municipal de Educação continua assumindo o compromisso de uma educação de excelência e não economizará esforços nesse sentido”, declarou Yeda Lopes.

Botão Voltar ao topo