fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

6 dicas para se ter ao dirigir em dias de chuva

Veja algumas dicas para dirigir com chuva. (Foto: Freeimages)

Verão de chuva andam sempre juntos. Em dias de chuva o carro derrapa, o limpador de parabrisa quebra, os vidros embaçam. É pensando no seu conforto e segurança que decidimos reunir algumas dicas de como cuidar do carro e de como dirigir em dias de tempestade. Acredite, existem alguns truques para na próxima chuva você possa dirigir com mais autoconfiança.

1 – Mantenha os vidros limpos: É essencial poder ver bem pelas janelas do carro para poder dirigir em segurança e é ainda mais importante em dias de chuva. Limpe regularmente as janelas para remover poeira, lama, fumaça, marcas de dedo e gordura. Se as janelas começarem a embaçar, ligue o ar frio e coloque as saídas para o vidro e ative o desembaçador do vidro traseiro. Ajuda também se você abrir um pouco as janelas para aumentar a circulação de ar se não estiver chovendo forte demais.

2 – Pneus carecas: Evite ter que chamar ao seguro de automóvel porque ele derrapou. Verifique sempre se os pneus estão em boas condições de aguentar uma pista molhada, afinal moramos em um país tropical e onde chove muito na maioria dos estados. Sem a tração adequada você pode acabar derrapando a causando uma aquaplanagem, o que é muito perigoso. É obrigatório que os sulcos dos pneus tenham 1,6mm de profundidade para manter a segurança na direção. Alguns apresentam um indicador de desgaste. É importantíssimo também sempre manter um step para o caso de algum acidente ter um pneu para trocar.

3 – Acenda os faróis: Quando estiver chovendo, ligue os faróis dianteiros imediatamente mesmo que esteja de dia. Eles vão permitir que os outros motoristas vejam você se aproximando. Como a chuva causa neblina e nebulosidade, os faróis vão te ajudar a enxergar melhor na estrada. Essa dica é muito importante. A chuva prejudica muito a visão tanto dos outros motoristas em relação ao seu carro quanto a sua visão em relação aos outros carros. Se o seu carro for preto essa informação vai servir mesmo em dias de Sol. Automóveis pretos são mais difíceis de serem vistos .

4 – Freie com cuidado: Não pise fundo nos freios. Fazer isso pode causar um derrapamento. Para você frear reduza a marcha de velocidade e tire o pé do acelerador. Assim você pode parar o carro sem correr o risco de deslizar. Como não é possível parar o carro rapidamente na chuva a manter a distância entre o seu carro e o da frente se torna ainda mais importante. Deixe sempre um espaço de um carro pelo menos entre você e o carro adiante. Qualquer freada brusca que ele faça, vai dar tempo para que você freie com mais calma e não ocorra uma colisão.

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo