Na última rodada da primeira fase do Paulistão A2 Itaipava, os 16 times se enfrentam às 15h deste sábado (21). Com disputas intensas pela classificação e para evitar o descenso, a última rodada do estadual traz muitas emoções ao torcedor.
Batatais x Penapolense
Horário: 15h
Local: Estádio Dr. Oswaldo Scatena, em Batatais
Batatais: 16º lugar, 9 pontos (2V 3E 9D)
Penapolense: 10º lugar, 19 pontos (5V 4E 5D)
Enquanto o Penapolense não tem mais pretensões no campeonato, por não poder mais alcançar a pontuação do G4, o Batatais tenta fugir do rebaixamento.
Na lanterna do campeonato, o time busca vencer para sair de uma sequência de seis derrotas consecutivas, além de depender dos resultados de Audax e Água Santa – que precisam perder ou empatar.
“Cabe a gente fazer um bom jogo e fazer um resultado positivo. esperamos um Penapolense forte, mesmo sem mais chances de classificação. Estamos de cabeça erguida e vamos procurar o resultado positivo. Sabemos que dependemos de outros resultados, mas também sabemos que no futebol acontece de tudo. É importantíssimo que a gente mantenha o astral alto para conquistar o resultado positivo e ver o que acontece”, disse o técnico do Batatais, Alexandre Ferreira.
Sertãozinho x Portuguesa
Horário: 15h
Local: Estádio Frederico Dalmaso, em Sertãozinho
Sertãozinho: 5º lugar, 24 pontos (7V 3E 4D)
Portuguesa: 12º lugar, 15 pontos (3V 6E 5D)
A Portuguesa conseguiu chegar à pontuação necessária para fugir do rebaixamento, e no derradeiro jogo do estadual visita o Sertãozinho, que está na quinta colocação, com os mesmos 24 pontos do Oeste, quarto colocado.
Após perder a invencibilidade com o técnico José Carlos Serrão, o Sertãozinho conta com o apoio de seu torcedor para buscar uma vitória e a classificação.
“Uma partida difícil, mas com o apoio do nosso torcedor vamos procurar fazer um grande jogo e sair com a classificação”, disse Serrão. A equipe depende só dela, devido ao confronto entre São Bernardo e XV de Piracicaba.
Guarani x Votuporanguense
Horário: 15h
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas
Guarani: 1º lugar, 28 pontos (9V 1E 4D)
Votuporanguense: 7º lugar, 22 pontos (6V 4E 4D)
O Guarani, já classificado para a próxima fase, joga pela primeira colocação na tabela, enquanto o Votuporanguense sonha com a classificação. Torcendo por tropeços de XV de Piracicaba, Oeste, Sertãozinho e Nacional, a equipe de Votuporanga não perde há quatro jogos.
“A equipe vem em um ótimo momento, terminando muito bem a competição e ainda sonhando com a classificação. É seguir o que a gente vem fazendo em relação à performance e aos resultados para atingirmos esse primeiro objetivo, independente das circunstâncias”, disse o técnico Rafael Guanaes, do Votuporanguense.
Juventus x Oeste
Horário: 15h
Local: Estádio Conde Rodolfo Crespi, em São Paulo
Juventus: 13º lugar, 13 pontos (4V 1E 9D)
Oeste: 4º lugar, 24 pontos (7V 3E 4D)
Apesar de uma campanha instável, o Juventus se salvou na última rodada e não corre mais risco de rebaixamento. Apesar de poder ser alcançado na quantidade de pontos, o time da rua Javari possui quatro vitórias conquistadas, contra duas dos últimos três colocados.
O Oeste, por outro lado, se recuperou de uma fase ruim e novamente se credenciou na luta pelo acesso. Após uma vitória na última rodada em duelo direto, o time de Barueri ficou acima do Sertãozinho na tabela e depende apenas de uma vitória para se classificar às semifinais.
Água Santa x Inter de Limeira
Horário: 15h
Local: Estádio Distrital do Inamar, em Diadema
Água Santa: 14º lugar, 11 pontos (2V 5E 7D)
Inter de Limeira: 11º lugar, 18 pontos (5V 3E 6D)
Uma vitória na última rodada acordou o Água Santa. Com a chegada de Márcio Ribeiro, a equipe marcou dois gols em dois jogos seguidos pela primeira vez no estadual e melhorou o desempenho ofensivo. “É um clima de apreensão. Todos apreensivos contra a Inter de Limeira. Mas temos muita confiança. Vamos fazer o resultado a qualquer custo”, disse Márcio Ribeiro.
A Inter de Limeira, por outro lado, iniciou bem o campeonato, mas não tem mais chances de classificação, estando também afastada e sem risco de ser rebaixada.
Osasco Audax x Taubaté
Horário: 15h
Local: Estádio Pref. José Liberatti, em Osasco
Audax: 15º lugar, 10 pontos (2V 4E 8D)
Taubaté: 8º lugar, 21 pontos (6V 3E 5D)
O Taubaté tem chances matemáticas de classificação, mas, além de torcer por tropeços de XV de Piracicaba, Oeste, Sertãozinho, Nacional e Votuporanguense, o time celeste ainda precisaria melhorar o saldo de gols, que hoje é de -1.
O Audax, por outro lado, precisa vencer e torcer contra o Água Santa para não cair para a Série A3, precisando superar uma sequência de quatro jogos sem vitória. “Não vai ser fácil para ninguém, pois estamos em situações em que ambos precisam da vitória. Vai ser um jogo bom, pois serão dois times buscando a vitória do início ao fim. Sabemos que a vitória pode nos dá a permanência na divisão”, disse o técnico Max Sandro, do Audax.
São Bernardo FC x XV de Piracicaba
Horário: 15h
Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo
São Bernardo FC: 2º lugar, 27 pontos (7V 6E 1D)
XV de Piracicaba: 3º lugar, 25 pontos (7V 4E 3D)
No único duelo direto da última rodada, o São Bernardo FC enfrenta o XV de Piracicaba com riscos para os dois times, visto que quem perder pode ficar fora do G4. O São Bernardo chega ao duelo com uma sequência de dois jogos sem perder.
Já o XV de Piracicaba chega ao duelo com uma sequência de cinco jogos sem derrota, tendo recuperado o fôlego e entrado na briga pela classificação na reta final do campeonato. Contudo, o técnico Evaristo Piza pregou cautela. “Estamos vivendo uma sequência boa, o vestiário está com alegria, mas ainda não conquistamos nada. Teremos a batalha definitiva pela vaga no próximo sábado, contra um adversário que também busca garantir sua classificação. Será um grande jogo, com as duas equipes precisando da vitória”.
Rio Claro x Nacional
Horário: 15h
Local: Estádio Dr. Augusto Schimidt Filho, em Rio Claro
Rio Claro: 9º lugar, 19 pontos (5V 4E 5D)
Nacional: 6º lugar, 22 pontos (6V 4E 4D)
Após a derrota por 3 a 0 para o Taubaté, o Rio Claro não tem mais chances de classificação.
O Nacional, por outro lado, briga intensamente pela vaga. Após a derrota para o Água Santa por 2 a 1, em casa, foi confirmada a saída do técnico Tuca Guimarães do comando do time que tem o ataque mais eficiente do futebol paulista – junto com o Guarani.