2º Festival de Arte Vale do Paraíba “Tributo a Elpídio dos Santos”

festival gratuito que acontecerá em quatro cidades diferentes da Região do Vale do Paraíba (Cunha, Santo Antonio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga e Taubaté), dias 24, 25 e 31 de marco e 1 de abril. (Foto: Divulgação)

Nos dois últimos finais de semana do mês de março, quatro cidades do Vale do Paraíba (Cunha, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga e Taubaté) serão agitadas pelo 2º Festival em homenagem a Elpídio dos Santos, que terá mais de 40 horas de atividades distribuídas nos dias 24, 25, 31 de março e 1º de abril. Todas elas serão gratuitas, para dar acesso a todos os públicos, e apresentarão os vários segmentos culturais com os quais Elpídio era comprometido e grande incentivador.

A primeira edição do festival ocorreu no ano de 2009, em São Luiz do Paraitinga, cidade natal do artista homenageado, e comemorou seu centenário de nascimento. A programação, exclusivamente musical, contou com importantes nomes da MPB como Zé Geraldo, Nô Stopa, Chico Teixeira, entre outros.

“Já tinha proximidade com a obra do artista e com a família quando conheci este festival e fiquei encantada, desde então desejei dar continuidade a esta bela homenagem a um dos principais compositores do Brasil“, relata Ivete Nenflidio, diretora de produção da In Totum, que assumiu o desafio de colocar em pé a segunda edição do Festival.

Elpídio ficou muito conhecido como o principal compositor das trilhas dos filmes de Amacio Mazzaropi, entretanto, sua atuação cultural era muito mais abrangente. Ele era um agitador cultural que transitava em múltiplas linguagens artísticas e seu talento extrapolava a fronteira de São Luiz, como mostra sua obra que tornou-se importante nacional e internacionalmente. Baseada nessa característica multicultural, a segunda edição do festival foi concebida e produzida para mostrar às novas gerações a riqueza do acervo artístico e cultural da região, e sua programação diversificada fomentará tudo que Elpídio defendia e representava.

publicidade

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A segunda edição do Festival conta novamente com a participação emblemática de Renato Teixeira, tão articulador quanto Elpídio, e também envolvido com múltiplas linguagens na esfera cultural brasileira. O cantor e compositor foi convidado a participar novamente por sua importância na cultura regional e também por ser referência quando o assunto é a música do campo e do interior do país. Renato canta o interior de São Paulo, e com belas canções como “Romaria” e “Frete”, divulga essa cultura até nos mais distantes rincões do país.

Segundo Renato, “A obra de Elpídio é como a curva de uma linda estrada; a gente nunca sabe qual a beleza que virá a seguir“. Sua proximidade e admiração pela obra de Elpídio, além de inúmeras gravações, rendeu uma faixa especial no CD “30 anos de Romaria“. Nessa obra Renato gravou a canção “Casinha Branca” e, utilizando um momento muito importante da sua carreira, eternizou uma homenagem a Elpídio com a gravação dessa faixa.

Nesta segunda edição, o Festival sairá das fronteiras municipais de São Luiz do Paraitinga e ganhará proporção regional, desembarcando além da cidade natal de Elpídio, em outras 3 cidades Vale Paraíbanas.

Entre os artistas e grupos que participarão dessa edição estão danças folclóricas com os grupos Jongo Crioulo Taubaté e Maracatu Baque do Vale, Benito Campos com a oficina de construção de cabeças gigantes de papel machê, Flavio Itajubá realizará oficinas de construção de instrumentos musicais com material reciclável e Moreno Overá trabalha o folclore regional usando seu talento para “contação“ de causos, além é claro, de muita música com Renato Teixeira, Grupo Paranga, Coletivo Música Taubateana e Chico Teixeira.

“O Vale vai respirar arte, serão mais de 50 artistas, quatro dias de apresentações, mais de 40 horas de atividades, com ações culturais e artes variadas, contribuindo para a preservação da cultura local, formando novos públicos para a música brasileira e, principalmente, disseminando a obra do grande artista Elpídio dos Santos”, finaliza Ivete Nenflidio.

O projeto, idealizado pela In Totum Cultura Criativa, tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e ProAC Editais, a produção artística é da Carretel Arte e Música e a direção musical fica sob o comando de Negão dos Santos, filho de Elpídio, e João Oliveira.

Serviços:
Tributo a Elpídio dos Santos
* O festival será realizado nos dias 24, 25, 31 de março e 01 de abril de 2018.

24/03 – Cunha / SP – Praça da Matriz
25/03 – Santo Antônio do Pinhal / SP – Praça do Artesão
31/03 – São Luiz do Paraitinga / SP – Coreto Elpídio dos Santos
01/04 – Taubaté / SP – Teatro Metrópole – Show de Encerramento do Festival (* show sujeito a lotação. Retirada de senha uma hora e meia antes do inicio do espetáculo).

*Oficinas sujeitas a lotação.
* Este evento foi planejado para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Procure, por favor, nossa produção caso precise de ajuda ou informação.

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo